Campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos inicia nesta segunda-feira
Ação vai imunizar cães e gatos contra raiva e vai ocorrer até 13 de abril nos 102 municípios

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia nesta segunda-feira (03), a Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação, que será implementada pelas Secretarias Municipais de Saúde, vai ocorrer até 13 de abril e irá assegurar que os animais vacinados permaneçam protegidos por um ano.
De acordo com o assessor de vetores, zoonoses e fatores ambientais da Sesau, Eduardo Silva, a campanha tem a meta de imunizar 366.141 cães e 167.211 gatos. Para isso, técnicos das 102 Secretarias Municipais de Saúde foram treinados por técnicos da Sesau sobre os procedimentos que devem ser adotados durante a campanha.
“Este ano a imunização contra a raiva para cães e gatos será realizada no período de 3 a 13 de abril e o Dia “D” acontecerá no dia 8”, explicou o assessor de vetores, zoonoses e fatores ambientais da Sesau, Eduardo Silva. Ainda de acordo com a técnica, “os donos de animais que realizaram a imunização no ano passado devem levar os animais para nova vacinação esse ano”, reforçou.
A responsável técnica do Núcleo de Controle de Zoonoses da Sesau, Silvana Tenório, ressaltou que a vacina é administrada a partir dos dois meses. Ainda de acordo com ela, não existe contra indicação na aplicação, exceção feita caso o animal esteja debilitado por diarreia ou vômitos frequentes.
As doses, segundo explicou Silvana Tenório, são envidadas pelo Ministério da Saúde para a Sesau, que repassa para os gestores municipais, responsáveis pela realizarão das imunizações em pontos estratégicos. Com isso, cada município deve realizar a sua estratégia para imunizar toda a comunidade de cães e gatos.
Veja também
Últimas notícias

Vítima fatal de grave acidente registrado em Arapiraca é identificada

Bolsonaro tem ‘melhora parcial’, mas segue sem previsão de alta

Pai de piloto que morreu em queda de avião em AL soube da tragédia dois dias depois
Veja como cada deputado de Alagoas votou na PEC da Blindagem

Com exceção de Daniel e Paulão, bancada alagoana vota pela aprovação da PEC da Blindagem

Governo Lula segue com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, aponta Quaest
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
