Estudantes retiram quase 01 tonelada de garrafas PET da natureza no interior de Alagoas
Uma ação social realizada por alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Delmo Ferreira da Silva, em Jundiá, na Zona da Mata alagoana, retirou quase 01 tonelada de garrafas PET das zonas urbana e rural da cidade. A ideia é parte de um projeto interdisciplinar idealizado pela própria escola, que busca conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da despoluiçãodessas zonasda cidade no combate a proliferação do mosquito da dengue.
O projeto teve início em fevereiro deste ano e, na ação que marca o fim de sua primeira etapa, contou com a participação de estudantes, professores e familiares de alunos. A estudante Elen Rebeca, de16 anos, participou ativamente das atividades e disse ter aprendido muito com a experiência. “Foi a primeira vez que participei de um projeto como este, junto com tanta gente, e foi ótimo, porque aprendemos a expandir o nosso olhar e sobre a importância de continuarmos fiscalizando e cuidando para que não haja acúmulos de garrafas PET nem de outros materiais pela cidade. Aprendemos que nossa tarefa não para com o projeto, que ela tem que ser contínua, se não tudo terá sido em vão”, reiterou.
De acordo com uma das idealizadoras do projeto, professora Maria Valéria, encerrada a primeira etapa, que diz respeito à reciclagem, os alunos continuarão desenvolvendo as atividades propostas por cada uma das disciplinas e depois farão outra coleta de garrafas, que está prevista para o mês de Maio. A nova coleta continuará com o mesmo propósito de livrar a cidade do acúmulo de lixo e de focos de proliferação do mosquito da dengue, mas omaterial coletado será destinado para utilização da própria instituição de ensino na construção de uma horta vertical e na confecção de aparelhos que serão utilizados nas aulas de Educação Física.
Nesta quinta-feira, 20, a equipe de educação ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoasvisitou a escola e realizou uma gincana com os alunos a fim de tratar, de forma leve e descontraída, de temas como os biomas do município, saneamento básico e como se livrar do acúmulo de lixo na cidade.
Os novecentos e sessenta e seis quilos de garrafas PET coletados foram vendidos a um centro de coleta de recicláveis e o valor arrecadado será distribuído igualmente entre as turmas participantes. Além disso, como forma de parabenizá-los pelo empenho nas atividades propostas, os alunos ganharam uma viagem ecológica para conhecer as Nove Ilhas e o Cinturão Verde, em Maceió, onde aprenderão ainda mais sobre a importância da preservação ambiental.
Últimas notícias
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
