Saúde

Pacientes com câncer não conseguem remédios para tratamento em Arapiraca

Por 7 Segundos Arapiraca 01/05/2017 07h07
Pacientes com câncer não conseguem remédios para tratamento em Arapiraca
Hospital Afra Barbosa, em Arapiraca - Foto: Reprodução

A situação dos pacientes com câncer em Arapiraca ainda é preocupante. A mãe de Maria José Nunes está com câncer de mama e desde o dia 20 de abril ela tenta conseguir o remédio Anastrozol, no Hospital Afra Barbosa, em Arapiraca, no Agreste de Alagoas.

Maria Nunes disse ao Portal 7 Segundos que até hoje não conseguiu pegar o remédio, que está em falta no hospital, e nem tem condições de comprá-lo. Ela afirmou que uma caixa de Anastrozol custa, em média, R$ 300,00.

"É uma situação desesperadora. Minha mãe já deveria estar tomando este remédio desde o dia 20 e até agora não começou o tratamento. Não sabemos o que fazer", afirmou Maria Nunes.

A direção do Hospital Afra Barbosa afirmou que há remédios para o tratamento, mas os de alto custo estão em falta devido a falta de repasses do Governo do Estado referente aos meses de janeiro e fevereiro. No entanto, espera que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) resolva a situação o mais rápido possível para que em maio os medicamentos de alto custo estejam à disposição dos pacientes. 

Repasses de recursos

Em março deste ano, o 7 Segundos divulgou reportagem sobre a suspensão dos serviços de oncologia do Hospital CHAMA (Centro Hospitalar Manoel André), devido à falta de repasse dos recursos pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Após a suspensão no atendimento aos pacientes com câncer que faziam o tratamento no CHAMA, os recursos foram liberados. Já a direção do Hospital Afra Barbosa afirmou que não irá suspender o atendimento porque acredita que a situação deverá ser resolvida em maio.