Saúde

Estoque do banco de sangue do Hemocentro de Arapiraca está baixo

Nível causa preocupação por conta do período junino

Por Fernando Vinícius/7 Segundos 23/06/2017 12h12
Estoque do banco de sangue do Hemocentro de Arapiraca está baixo
Estoque do Hemoar está baixo e número de doadores cai no São João - Foto: Internet

Os festejos juninos representam um período de muita celebração no Nordeste brasileiro, mas nem tudo é motivo de comemoração. Durante esse período, o número de vítimas de queimaduras aumenta. Na contramão das necessidades do setor de urgência dos hospitais, o número de doadores de sangue cai durante o São João.

Com base no quadro que se repete a cada ano, o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) apela ao bom senso da população para que evite excessos. É que o banco de sangue está com estoque baixo, situação considerada preocupante por conta da reduzida quantidade de bolsas e baixa demanda de doadores.

"A gente está com 15 bolsas de A positivo, 14 de B positivo, quatro de AB positivo, duas de AB negativo, 17 de O negativo, 34 de O positivo, cinco de B negativo e só uma de A negativo”, informou a assistente social Tereza Torres ao 7 Segundos sobre o estoque do Hemoar até as 10 horas desta sexta-feira (23), véspera de São João.

Para exemplificar como as doações diminuem durante as festas juninas, Teresa Torres disse que a média geral, somente no período matutino, é de 50 doadores no Hemoar. “Durante o São João cai para 30, 35. E hoje, até agora, somente dez pessoas estiveram aqui”, frisou a assistente social que aponta o consumo de bebida alcoólica e a ocorrência de chuvas como fatores que implicam na redução de doadores.

Para os que estão com a saúde em boas condições, idade entre 16 e 69 anos, pesam pelo menos 50 quilos e gozaram de um bom descanso (no mínimo seis horas antes de doar sangue), o ato que pode salvar vidas pode ser feito no Hemoar durante os dias úteis da semana, das 7h00 às 17h30, exceto no intervalo do almoço (meio-dia às 13 horas).

Se a pessoa consumiu bebida alcoólica e quer doar sangue, deve respeitar ainda um intervalo de doze horas até poder fazer a doação. Além disso, terá mais doze horas de abstinência após ter praticado um grande gesto de solidariedade, mesmo que sequer saiba quem será a pessoa beneficiada.