Arapiraca

Projeto pernambucano 'Água para quem tem sede' será lançado em Arapiraca

Campanha de responsabilidade socioambiental arrecadará água potável para doação às comunidades afetadas pela seca nos estados

Por Assessoria 27/06/2017 09h09
Projeto pernambucano 'Água para quem tem sede' será lançado em Arapiraca
Água potável - Foto: Cortesia / PRF

O Conselho Regional de Pernambuco – CRPE e CRNE III – Alagoas lança nesta terça (27), às 10h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL), a campanha de responsabilidade socioambiental 'Água para quem tem sede'. A campanha tem a proposta de promover a arrecadação de água potável para comunidades que sofrem com a escassez, afetadas pelas estiagens, além da conscientização dos profissionais do setor de transporte e comunidade em geral pelo uso racional da água.

A captação da água potável será realizada por meio de doações e parcerias firmadas com as empresas do setor de transporte, trabalhadores do setor de transporte, funcionários e usuários dos serviços das unidades operacionais do Sest Senat, federações, sindicatos, associações e cooperativas do setor de transporte e comunidade em geral, com a aquisição dos garrafões de 20L e de água potável. As doações podem ser feitas na Unidade Sest Senat Arapiraca. A distribuição dos garrafões às comunidades apontadas pelo Governo do Estado de Alagoas, atingidas pela estiagem, será feita pela unidade.

A escassez de água no semiárido nordestino é um problema que exige uma resposta prioritária. A causa está na baixa pluviosidade e irregularidade das chuvas da região e uma estrutura geológica que não permite acumular satisfatoriamente água no subsolo, o que interfere no regime dos rios. Em virtude do solo, a água apresenta, na maioria das vezes, salinidade elevada – com teores de cloreto acima de 1.000 mg/L – o que a torna imprópria ao consumo humano (A Organização Mundial de Saúde recomenda 250 mg/L de cloreto nas águas para o abastecimento das populações).

Dois terços do planeta Terra são formados por água, porém cerca de 0,008 %, do total da água do planeta é potável (própria para o consumo). Grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois, em um futuro próximo, poderá faltar água para o consumo de grande parte da população mundial.

"É fundamental como agente transportador se preocupar com as questões hídricas do Estado de Alagoas e Pernambuco. Tivemos a ideia de construir um projeto grandioso de arrecadação de água, a campanha Água para quem tem sede. Entendemos que a água é fundamental desde a sua composição do corpo humano, onde 65% são formados por água. Queremos engajar toda sociedade, trabalhador de transporte, empresários de transporte para que façamos uma grande campanha, para que a água potável, líquido precioso, possa que pessoas que sofrem com escassez de recursos hídricos e pelas longas estiagens do Nordeste, possam adquiri- lá", destaca Nilson Gibson, presidente do Conselho Regional Sest Senat Alagoas e Pernambuco.

A campanha ‘Água para quem tem sede’ segue até novembro de 2017, com doações de água potável para às comunidades afetadas pela seca, palestras e blitz educativas voltadas para o setor de transporte. Além da Unidade Sest Senat Arapiraca, participam da campanha as unidades de Maceió (Alagoas), Recife, Cabo, Petrolina e Caruaru (Pernambuco).

Serviço:

Lançamento campanha Água para quem tem sede

Terça-feira (27) | 10h

Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL): R. Prof. Domingos Correia, 490 - Centro

(82) 3530-8382