Cidades

Celebração do Dia de Cooperar 2017 será em Piranhas

Por Assessoria 30/06/2017 19h07
Celebração do Dia de Cooperar 2017 será em Piranhas
Alagoanos terão acesso gratuito a atendimentos de saúde, beleza, emissão de documentos, oficinas educativas e atividades de lazer - Foto: Assessoria

As cooperativas alagoanas estão mobilizadas para realizar o programa Dia de Cooperar 2017 – também conhecido como Dia C. No primeiro sábado de julho (1/7), cooperativistas e voluntários se juntam à equipe do Sistema OCB/AL para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo. O evento de celebração será no Ginásio Poliesportivo Demócrito Damasceno Ventura, de 09 às 15h, e terá serviços gratuitos de saúde, educação, cidadania e lazer.
 
Cerca de seis cooperativas e dezenas de voluntários pretendem beneficiar centenas de pessoas apenas no dia 1° de julho. O programa Dia de Cooperar tem o objetivo de promover o bem-estar social e estimular a realização de ações voluntárias.  “Esperamos que a população compareça e se beneficie desse momento de solidariedade cooperativista”, disse o presidente do Sistema OCB/AL, Marcos Rocha.
 
Para ele, integrar o maior programa de voluntariado que acontece simultaneamente de Norte ao Sul do país é enriquecedor. “Vamos mostrar a força e a capacidade que o cooperativismo tem de promover o desenvolvimento social e econômico de forma sustentável”, pontua Marcos Rocha.
 
O grande desafio do Dia C é estimular a execução de projetos contínuos, que possam gerar benefícios constantes para as comunidades onde as cooperativas estão inseridas. Para isso, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no intuito de alcançar as 169 metas e, assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.
 
Dia C em números

Os últimos anos foram cruciais para transformar o Dia de Cooperar em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades por todo o país.
 
Os números não nos deixam mentir sobre a efetividade do Dia C. Em 2016, 1278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 777 cidades espalhadas por todos os estados e no Distrito Federal. Este ano, a meta é beneficiar mais de um milhão de pessoas através dos projetos contínuos.
 
Serviço:

O que: Dia C em Alagoas
Local: Ginásio Poliesportivo Demócrito Damasceno Ventura, Piranhas, Alagoas.
Data: 1 de julho
Horário: 09 às 15h.