Arapiraca recebe etapa de evento cultural de bandas e fanfarras
No próximo dia primeiro (01), a cidade de Arapiraca, no Agreste do Estado, será palco de uma das etapas de apresentações culturais de bandas e fanfarras. O evento intitulado “Encontro de Bandas Fanfarra” é promovido pelo governo do estado em comemoração aos 200 anos de emancipação de Alagoas. Totalmente voltado para estudantes de escolas da rede pública estadual, o desfile das atrações promete contar com ritmos, beleza, cores e valorização da cultura local.
Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pelas Gerências Regionais de Educação (Geres), o Encontro de Bandas Fanfarra visa selecionar as bandas da rede estadual que representarão cada uma das 13 Geres. Por meio deste processo, as diversas regiões do Estado terão representatividade no desfile de emancipação.
Ao todo serão realizados quatro encontros: o primeiro, nesta quinta-feira (27), em Maceió, com as escolas da 1ª e 13ª Geres, que compreendem Maceió e os municípios de Marechal Deodoro e Paripueira. Na sexta-feira (28), Murici e Palmeira dos Índios recebem, respectivamente, as fanfarras da 4ª, 7ª, 10ª e 12ª Geres, e da 3ª, 6ª, 8ª e 11ª Geres. O evento será encerrado em Arapiraca no dia 1º, com as fanfarras da 2ª, 5ª e 9ª Geres.
Cada banda terá dez minutos para a sua apresentação e uma comissão julgadora vai avaliar critérios como evolução, musicalidade e indumentárias, para então selecionar as fanfarras que representarão as suas Geres.
“Além de estimular as habilidades artísticas, as bandas fanfarra possuem uma importante função pedagógica, pois trabalham com os jovens valores como união e trabalho em equipe”, avalia a superintendente de Rede da Seduc, Maridalva Campos.
Cronograma
Nesta quinta-feira (27), a partir das 8h, em frente ao Ginásio do CDR, no Cepa, 12 bandas fanfarra ligadas 1ª e 13ª Geres farão sua apresentação para a comunidade. Na ocasião, sairão as representantes da 1ª e 13ª Geres. Confira abaixo o local e horário das demais edições do evento:
Murici: dia 28/07, às 8h, na Escola Estadual Benedita Rufino;
Palmeira dos Índios: dia 28/07, às 8h, no Ginásio Poliesportivo Prefeito Eneas Simplício, Rua Genésio Moreira - São Francisco;
Arapiraca: dia 01/08, às 8h, no Ginásio João Paulo II, Parque Ceci Cunha.
Veja também
Últimas notícias
CESMAC do Sertão consolida protagonismo regional com curso de Enfermagem pioneiro no interior de Alagoas
Guarda-vidas salvam criança arrastada por corrente de retorno em Jacarecica
Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública
[Vídeo] Câmeras registram tombamento de caminhão de lixo na Ponta Verde
Polícia Militar apreende 5kg de drogas e descobre plantação de maconha em Maceió
Seplag e Polícia Científica divulgam diretrizes para posse de aprovados em concurso público
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
