Educação

Vice-governador apresenta Programa Escola 10 para vereadores de Arapiraca

Projeto visa garantir que todos os alunos sejam alfabetizados.

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 09/08/2017 08h08
Vice-governador apresenta Programa Escola 10 para vereadores de Arapiraca
Vice-governador de Alagoas apresenta Programa Escola 10 para vereadores de Arapiraca - Foto: Assessoria

Com a galeria completamente tomada por professores, estudantes e profissionais liberais, a Câmara Municipal de Arapiraca realizou, na noite dessa terça-feira (8), uma tribuna livre com o vice-governador e secretário de Educação de Alagoas, Luciano Barbosa. A visita foi a convite do vereador Fábio Henrique (PCdoB) e o secretário falou sobre o Programa Escola 10, lançado em março deste ano.

Ao agradecer a presença do vice-governador, o vereador Fábio Henrique destacou a importância de Luciano Barbosa quando foi prefeito de Arapiraca, que revolucionou a educação no município com a criação das Escolas de Tempo Integral, as Arapiraquinhas e foi o responsável pela instalação do maior Planetário do País, por isso, existe o antes e o depois de Luciano Barbosa, na luta por uma melhor qualidade do ensino, a exemplo do Programa Escola 10, que tem como objetivo garantir que todos os alunos sejam alfabetizados.

O Programa Escola 10 foi lançado pelo governador Renan Filho com investimentos de mais de R$ 30 milhões na integração entre as redes públicas estadual e municipais de ensino em busca da melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem em Alagoas. O programa tem suas ações direcionadas aos estudantes do ensino fundamental, visando garantir a alfabetização na idade certa, diminuir a distorção idade-série (atraso escolar), reduzir o analfabetismo e evasão escolar.

Em seus agradecimentos, Luciano Barbosa fez questão de destacar que o Poder Legislativo teve uma participação muito importante em sua vida pública, porque lhe ensinou a ser o que hoje é.

Em seu pronunciamento, ele frisou o equilíbrio da presidente da Casa, professora Graça, que conduziu com maestria os trabalhos, dentro da mais completa democracia.

Uma das lutas do secretário, segundo ele, é tirar Alagoas dos baixos indicadores de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele disse que só com a educação o cidadão conseguirá ter sucesso em sua vida e o governo Renan Filho está atuando neste setor, oferecendo uma educação de boa qualidade.

Ao falar durante mais de três horas sobre o Programa Escola 10, Luciano Barbosa disse que em todo esse processo educacional o mais importante é que o aluno terá todo o apoio possível dos órgãos do governo do estado, principalmente da sua pasta, a secretaria estadual de Educação.

Ele também falou sobre as Escolas de Tempo Integral, em número de 35 em todo o estado e pretende aumentar esse número no próximo ano para 50.

Entre os vereadores presentes e que se inscreveram para questionarem o secretário Luciano Barbosa, Willomaks da Saúde, Fábio Henrique, Sérgio do Sindicato, Gilvania Barros, Rogério Nezinho, Pastor Marcos Caetano e Moisés Machado, Thiago ML, Dr. Fábio Rogério, Fabiano Leão, Léo Saturnino e Sinielza Pessoa.

Por sua vez, na condição de presidente, a Professora Graça antes de encerrar os debates, enalteceu as qualidades do secretário e vice-governador Luciano Barbosa, desejando a ele que até o próximo ano possa pelo menos realizar pelo menos 50% de tudo aquilo em que ele planejou.

Participaram, como convidados, o comandante do 3º Batalhão de Polícia, em Arapiraca, coronel Ênio Bolivar, o Defensor Público, Dr. Marcos, coronel Sandro Costa, representando o Corpo de Bombeiros, Diretor do DRE, Ranilson, Diretor do IML, Silvio Nunes, a Coordenadora da 5ª Gere, Eliete Rocha, Fabiano Pedro, representando o Já, representando a Unidade de Emergência, Drª. Régi Lúcia e o superintendente de Interiorização do Gabinete do vice-governador, Josenildo Souza, entre outras autoridades e os ex-vereadores Dorge do Queijo e José de Macêdo, presidente do Diretório Municipal do PMDB e suplente de senador.