Governo lança Programa Escola 10 para empreender melhorias na Educação de Alagoas

O Governo de Alagoas lança no próximo dia 17, às 14h, no Centro de Convenções, uma grande mobilização em prol da melhoria da qualidade de ensino na rede pública e dos índices educacionais do estado. Denominada Escola 10, a iniciativa vai unir Estado e Municípios e visa garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes, fortalecendo o Regime de Colaboração entre os dois entes federativos. Ao todo, o programa implica um investimento de R$ 30 milhões.
O programa tem suas ações direcionadas para estudantes do Ensino Fundamental (3º, 5º e 9º anos) e estabelece as seguintes metas: garantir que todos os alunos da rede pública estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e Matemática até o final do 3º ano do Ensino Fundamental; reduzir os índices de analfabetismo, evasão escolar e distorção idade-série (atraso escolar); melhorar a aprendizagem de estudantes do 5º e 9º anos e aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O Governo vai oferecer apoio técnico e financeiro para os municípios que fizerem adesão ao programa de forma a implementar as ações acordadas entre ambas as partes.
“Esta parceria com os municípios chega em boa hora, pois eles são responsáveis por 95% das matrículas do 1º ao 5º ano e 75% das matrículas do 6º ao 9º ano. Temos uma grande dívida social com a nossa juventude e este programa afirma que a Educação é a nossa prioridade maior”, destaca o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.
O programa contará, dentre outras ações, com formações de professores e aplicação de avaliação que servirá como um diagnóstico do nível de aprendizagem de alunos do 5º e 9ª anos. “Também trabalharemos no fortalecimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa , o PNAIC, e em ações de correção de fluxo que refletirão na redução do abandono escolar”, complementa o secretário.
Veja também
Últimas notícias
Caso Ana Beatriz: corpo encontrado dentro de fossa passará por exame de DNA

Homem é brutalmente assassinado a golpes de foice no Centro de Campo Alegre
MPF recomenda criação de comissão de acessibilidade em todos os campi da Ufal

Hospital da Mulher de Alagoas realiza mais de 1.300 mamografias este ano

Grave acidente entre caminhão e motocicleta deixa feridos na BR-316, em Satuba

Prédio desaba em Pernambuco dois dias após ser interditado pela Defesa Civil
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
