Alagoas

Com ações eficazes, Ressocialização mantém disciplina nos presídios

Operações, movimentações e capacitações dos agentes penitenciários fazem parte das ações permanentes para melhorar serviços no sistema prisional

Por Agência Alagoas 02/09/2017 07h07
Com ações eficazes, Ressocialização mantém disciplina nos presídios
Agentes penitenciários otimizam técnicas para garantir aplicação da Lei de Execuções Penais - Foto: Jorge Santos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), trabalha, diuturnamente, para garantir a ordem e disciplina no sistema prisional, com medidas preventivas e permanentes realizadas para fortalecer a segurança dentro e fora do cárcere.

Desde a última segunda-feira (28), inúmeras operações e procedimentos foram realizadas no complexo prisional, visando garantir a segurança da população, dos agentes penitenciários e reeducandos.

Por meio das capacitações ofertadas pela Escola Penitenciária, os servidores prisionais estão cada vez mais aptos para atuarem em diferentes situações referentes ao universo prisional.

O chefe do Monitoramento Eletrônico de Presos, tenente Alucham Fonseca, explica que esses procedimentos visam identificar ilícitos na unidade e mapear possíveis riscos para os detentos.

“Os trabalhos estão sendo acompanhados pelos membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL, justamente para preservar a vida dos reeducandos e garantir segurança dos agentes penitenciários”, explicou o gestor, referindo-se à operação realizada na quarta-feira (30), na Casa de Custódia da Capital.

O agente penitenciário e chefe da unidade, Vinícius Lamenha, destaca o trabalho da equipe na manutenção da disciplina na unidade. “A atuação dos agentes tem sido perfeita aqui no Estado de Alagoas. Devido ao efetivo e à população carcerária, que é grande, se os agentes não tivessem experiência e não fossem destemidos, já teria acontecido algum problema muito sério, como ocorre em outros estados”, disse.

Representantes da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/AL acompanharam o procedimento realizado na Casa de Custódia e reafirmam a parceria com a Seris, com uma relação harmoniosa de cooperação.

“Não é a primeira vez que acompanhamos operações no sistema prisional, o que considero muito importante, uma vez que os detentos sentem um pouco mais de segurança em falar com os advogados e a comissão demonstrar a efetiva situação do que está acontecendo”, comentou Sandra Gomes, vice-presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/AL.

“Os Direitos Humanos sempre incentivam as políticas públicas no sentido de melhorar o sistema prisional e de cobrar das autoridades competentes que sejam promovidas algumas políticas e melhorias estruturais. Nós observamos que está tudo decorrendo dentro das normalidades; não houve nenhum fato atípico, nem que denotasse algum fator negativo”, completou o advogado José Luiz Cavalcante.

“Há uma relação harmônica entre a Seris e os Direitos Humanos para buscar a promoção da dignidade aqui no cárcere. Esse diálogo é fundamental, pois apenas com essa troca de experiência e esse trabalho integrado podemos buscar resolver os problemas de forma racional”, afirmou o advogado.

“A cada dia, o trabalho da Comissão é quebrar um pouco essa barreira, essa visão dicotômica de Direitos Humanos e segurança pública. Na verdade, somos agentes e participamos da segurança pública e queremos trazer tanto a efetividade da segurança do cidadão quanto a concretização dos Direitos Humanos”, finalizou.