Agricultor arapiraquense utiliza garrafas pet para cultivar hortaliças

O agricultor José Carlos Palmeira, 45 anos, é morador do povoado Pau d’Arco, zona rural de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, e cultiva hortaliças com casca de arroz na garrafa pet através da técnica inovadora (pelo menos no Brasil) hidroponia – produção de hortaliça sem o uso de terra, utiliza apenas água.
O sistema hidropônico já é utilizado em país desenvolvidos, como Estados Unidos, Alemanha e China há mais de 100 anos. Existe o com substrato e o sem substrato, que foi o que mais se adaptou no Brasil e o disponível na propriedade do agricultor arapiraquense, que torna o seu trabalho ainda mais em conta pelo uso das garrafas recicláveis.
O senhor explicou ao 7 Segundos que compra a casca de arroz, queima e quando ela fica torrada tipo carvão, enche as garrafas e completa com nutrientes. Ou seja, o substrato utilizada por ele é o carvão da casca de arroz. O processo, que é 100% natural, é realizado há dois anos e foi o responsável pela escolha da futura profissão de Myke Palmeira, filho de José Carlos, que cursa o 2º período de agronomia na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus Arapiraca.
Nas seis estufas (cada uma com 30m de comprimento e 5 de largura) da família é possível ver de tudo: alface, coentro, agirão, salsa, pepino, rúcula, maracujá, alecrim, alho-poró, orégano, entre outras frutas, verduras e temperos. Eles comercializam tanto em Arapiraca quanto em estabelecimentos na cidade de Maceió. O cliente que comprar já pode ficar certo que vai adquirir um produto sem agrotóxico nem terra, cultivado apenas na água.
Veja também
Últimas notícias

Rafael Brito aprova PL que garante acompanhamento para alunos com transtornos

Família usa redes sociais para localizar acusado de matar mulher em Arapiraca

Comenda Padre Teófanes: Parlamento homenageia a System Idiomas

Alagoas entra em estado de atenção por risco de chuvas intensas e ventos fortes

Inscrições para concurso de professor da Uneal começam no dia 30 de junho

Justiça determina adequações em barraca na orla da Ponta Verde, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
