Prefeitura orienta produção de hortaliças em comunidade remanescente quilombola
Além de enriquecer a dieta das famílias, cultivo gera renda extra

Antes da implantação do projeto “Resgatando Horta de Quintal”, desenvolvido pela Prefeitura de Arapiraca, o que se via nas terras da agricultora Valdice Maria Alves, localizada na comunidade remanescente quilombola Carrasco era plantação de fumo e de feijão. Já nos quintais das casas, nada se plantava.
Agora, a realidade é outra. A agricultora Valdice Alves apresenta, orgulhosa, os 30 canteiros trabalhados para o cultivo das hortaliças. A produção caseira é destinada para o consumo dos cinco moradores da casa, para venda e ainda sobra para doar aos vizinhos.
Nos fundos da casa, ela mostra o que considera uma riqueza, canteiros verdinhos com uma variedade de hortaliças, a exemplo de coentro, alface, cebolinha, quiabo e pimentão.
Valdice explica que para chegar a esse estágio, precisou acreditar no projeto e utilizar as orientações passadas pelos técnicos. “Hoje, eu me orgulho da produção do meu quintal e de ser multiplicadora do projeto, aqui na minha comunidade”, declarou.
A história de Valdice Maria Alves representa a das 28 famílias das comunidades Carrasco e Pau d’Arco, ambas beneficiadas com o projeto municipal que incentiva o resgate da cultura da plantação de hortas orgânicas, sem uso de agrotóxicos e aproveitando os espaços dos quintais.
Segundo a divulgação do projeto, a prefeitura está promovendo a capacitação, a orientação e a assistência técnica através das secretarias Municipais da Saúde, de Agricultura e também de Meio Ambiente.
O técnico agrícola Márcio Roberto explica que as famílias recebem, mensalmente, a visita dele ou de um agrônomo da prefeitura, a fim de prestar assistência e tirar dúvidas, desde o momento da entrega das mudas e semente, passando pelo plantio, colheita e comercialização.
“Para participar do projeto, é preciso procurar os agentes de saúde de cada comunidade, que são os responsáveis pela apresentação e cadastro”, concluiu sobre a a excelente iniciativa da gestão municipal.
Veja também
Últimas notícias

Mulher acusada matar duas pessoas com requintes de crueldade é presa em Maceió
PF prende dois suspeitos de compartilhar abuso sexual infantojuvenil em Maceió e Rio Largo

Operação busca em AL e outros estados suspeito de tentar matar ciclista em PE

Polícia divulga imagem de suspeito de invadir edifícios na parte baixa de Maceió

Adolescente detido em Arapiraca ameaçou psicóloga do vídeo de Felca e armazenava conteúdo nazista

Morre no HGE uma das vítimas de atentado a tiros no Jacintinho; mãe de jovem pede justiça
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
