Prefeitura orienta produção de hortaliças em comunidade remanescente quilombola
Além de enriquecer a dieta das famílias, cultivo gera renda extra
Antes da implantação do projeto “Resgatando Horta de Quintal”, desenvolvido pela Prefeitura de Arapiraca, o que se via nas terras da agricultora Valdice Maria Alves, localizada na comunidade remanescente quilombola Carrasco era plantação de fumo e de feijão. Já nos quintais das casas, nada se plantava.
Agora, a realidade é outra. A agricultora Valdice Alves apresenta, orgulhosa, os 30 canteiros trabalhados para o cultivo das hortaliças. A produção caseira é destinada para o consumo dos cinco moradores da casa, para venda e ainda sobra para doar aos vizinhos.
Nos fundos da casa, ela mostra o que considera uma riqueza, canteiros verdinhos com uma variedade de hortaliças, a exemplo de coentro, alface, cebolinha, quiabo e pimentão.
Valdice explica que para chegar a esse estágio, precisou acreditar no projeto e utilizar as orientações passadas pelos técnicos. “Hoje, eu me orgulho da produção do meu quintal e de ser multiplicadora do projeto, aqui na minha comunidade”, declarou.
A história de Valdice Maria Alves representa a das 28 famílias das comunidades Carrasco e Pau d’Arco, ambas beneficiadas com o projeto municipal que incentiva o resgate da cultura da plantação de hortas orgânicas, sem uso de agrotóxicos e aproveitando os espaços dos quintais.
Segundo a divulgação do projeto, a prefeitura está promovendo a capacitação, a orientação e a assistência técnica através das secretarias Municipais da Saúde, de Agricultura e também de Meio Ambiente.
O técnico agrícola Márcio Roberto explica que as famílias recebem, mensalmente, a visita dele ou de um agrônomo da prefeitura, a fim de prestar assistência e tirar dúvidas, desde o momento da entrega das mudas e semente, passando pelo plantio, colheita e comercialização.
“Para participar do projeto, é preciso procurar os agentes de saúde de cada comunidade, que são os responsáveis pela apresentação e cadastro”, concluiu sobre a a excelente iniciativa da gestão municipal.
Veja também
Últimas notícias
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
