Controle de pragas em hortaliças é fortalecido no Agreste de Alagoas
As nove cidades que integram o Arranjo Produtivo Local (APL) de Horticultura do Agreste agora podem monitorar a praga de lagartas Helicoverpa armigera. Os municípios receberam armadilhas de monitoramento que serão instaladas e fiscalizadas por técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), da Emater e das prefeituras.
No total, 38 ferramentas para monitoramento foram disponibilizadas para as cidades. Taquarana, Coité do Nóia, Junqueiro e Lagoa da Canoa receberam cinco cada uma. Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Palmeira dos Índios e São Sebastião ganharam quatro por cidade. Já o município de Feira Grande ficou com duas ferramentas. A instalação dos equipamentos já começou e terá continuidade nas próximas semanas.
A distribuição dessas armadilhas, adquiridas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), aconteceu após a realização de uma capacitação sobre a Helicoverpa.
O gestor do APL de Horticultura do Agreste, Humberto Sant’Anna, participou da distribuição e pôde entender mais sobre a praga, reconhecer o ataque, a melhor forma de prevenir e conhecer o panorama atual em Alagoas.
“O APL vem acompanhando todas as discussões a respeito da praga e levando informações aos produtores atingidos. Toda essa ação tem muita importância devido ao impacto negativo sobre o cultivo das hortaliças, os agricultores já tiveram grandes prejuízos com o avanço da Helicoverpa”, expõe Sant’Anna.
Situação em Alagoas – No Estado, a praga ataca mais de 180 espécies cultivadas, 60 delas de interesse econômico. No Agreste alagoano, área onde está localizado o APL de Horticultura, as culturas atingidas inicialmente foram feijão, amendoim, pimentão e quiabo. Em 27 de março deste ano, o governo federal declarou estado de emergência fitossanitária em Alagoas, em função do risco de surto da Helicoverpa.
O decreto tem duração de um ano e foi publicado em resposta a uma solicitação do Governo de Alagoas. O estado de emergência possibilita aos produtores importar e usar defensivos agrícolas à base do princípio ativo benzoato de emamectina, ainda não registrados no país, desde que sigam regras determinadas pelo governo, conforme portaria de 15 de janeiro de 2014.
Últimas notícias
Vorcaro pediu para Sicário 'moer' empregada de atriz Monique Alfradique, diz PF
STF aguarda explicações de Bolsonaro sobre arma apreendida em blitz
STF retoma nesta quarta (17) julgamento para definir regras sobre big techs
Governo retira urgência de projeto sobre 6x1; entenda próximos passos
Leonardo Dias volta a cobrar funcionamento do HC Pet dois meses após "inauguração"
Vereadores de Porto Calvo declaram apoio à pré-candidatura de Renan Filho
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
