Ato em defesa do 'Velho Chico" tem início nesta quinta (14) com a presença de governadores do NE
Ato sai de Piranhas e segue até Penedo para chamar a atenção do governo federal em prol do rio.

Na semana em que Alagoas completa 200 anos de Emancipação Política, o governo do Estado realiza um ato em defesa do Rio São Francisco, que reunirá os governadores da Bahia, Sergipe e Pernambuco na cidade de Penedo nesta sexta-feira (15). O evento marca o encerramento de uma viagem que Renan Filho inicia na cidade de Piranhas na manhã desta quinta-feira (14) e finaliza na foz, em Piaçabuçu. O trajeto inclui visitas em diversas cidades ribeirinhas para dialogar com autoridades locais e com as comunidades sobre os desafios e necessidades da população.
Outros atos estão previstos para acontecer, ainda este mês, em Marechal Deodoro e Porto Calvo, União dos Palmares e Maceió. O objetivo é percorrer os caminhos da História de Alagoas com o olhar voltado para o desenho de uma nova rota para o Estado.
“Vamos fazer quatro atos públicos muito importantes no mês de setembro. Eu vou, junto com uma comitiva, descer o São Francisco num ato em defesa da revitalização do rio. Nós vamos à Serra da Barriga, em União dos Palmares, fazer um ato em defesa da igualdade racial e da liberdade; vamos fazer atos em Marechal Deodoro e Porto Calvo para resgatar as origens de Alagoas e mais um nas grotas de Maceió, em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas) para destacar a importância de o Estado estar perto de quem mais precisa, através do programa Vida Nova nas Grotas. No dia 16, faremos um grande desfile para comemorar nosso Bicentenário, em Maceió. Teremos também a virada cultural que acontece na capital e no interior do Estado”, detalha Renan Filho.
Na quinta-feira (14), às 7 horas, o governador e a comitiva iniciam o percurso em direção a Pão de Açúcar com chegada prevista para as 10 horas. Neste município, Renan Filho dará ordem de serviço para a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Após o ato, a caravana segue até Traipu com parada prevista para as 13h30.
A terceira parada acontece em Porto Real do Colégio, por volta das 17 horas. O governador faz uma visita à Aldeia Kariri-Xocó. A partida de Porto Real do Colégio ocorre às 8h30 da sexta-feira (15) com destino a Penedo.
Governadores
A chegada está prevista para as 10 horas. No município de Penedo, o governador participa da inauguração do Teatro 7 de Setembro e sai em caminhada até a Casa de Aposentadoria, onde será realizado o ato em defesa do rio São Francisco com os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara; de Sergipe, Jackson Barreto; e da Bahia, Rui Costa.
“É muito importante no Bicentenário de Alagoas reunir os governadores do Nordeste para falar em alto e bom som que precisamos garantir a revitalização do rio. É preciso reunir esforços de vários Estados do Nordeste e cobrar da União um posicionamento em defesa do São Francisco”, propõe Renan Filho.
Em seguida, o governador segue para a comunidade de Potengy, em Piaçabuçu, na Foz do Rio São Francisco, onde se encontra com ribeirinhos.
“Os 200 Anos de Alagoas representam uma passagem, uma travessia entre um Estado que chegou a duvidar do seu potencial, quase se resignar diante dos problemas, e um Estado que hoje aponta firmemente para o futuro, começa a vencer desafios antigos, com novas soluções; se mobiliza para enfrentar, mesmo em tempos de crise, os problemas que precisam ser vencidos para que a gente entre, de vez, de verdade, em um novo século, em um novo tempo”, declarou o governador.
Últimas notícias

Eduardo Canuto na Secretaria de Esporte pegou aliados de JHC desprevenidos

Ascensão de novos aliados de JHC na Câmara de Maceió escanteia Galba Netto

Arapiraca realiza audiências públicas para revisão do Código Municipal de Meio Ambiente

Referência nacional, Arapiraca e Governo de Goiás trocam experiências nos métodos e práticas nas informações contábeis

Carro capotou em alta velocidade e levava oito pessoas em Arapiraca, entre elas crianças e gestante

Abusador de jovem autista de 13 anos atuava como professor de geografia em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
