STF vai decidir se pessoas sem partido podem se candidatar em eleições

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará no dia 4 de outubro se pessoas que não são filiadas a partidos políticos podem se candidatar em eleições. Nesta segunda-feira, 25, o advogado Modesto Carvalhosa afirmou, em Belo Horizonte, que pretende se candidatar "de forma independente" à Presidência no ano que vem. Em maio, um grupo de juristas e colegas de profissão lançaram o nome de Carvalhosa, de 85 anos, ao Planalto.
"Tem de ser uma candidatura independente. Não estou a serviço de legendas", disse Carvalhosa, que participou de seminário de empresários. "Tem de acabar com esses partidos tradicionais, ter eleições livres, com candidatos filiados ou não", afirmou. Segundo o advogado, sua decisão de se candidatar partiu da "indignação de toda a população brasileira à casta política".
Definição do STF
Nesse caso, a candidatura de Carvalhosa depende de definição do STF. O ministro Luís Roberto Barroso liberou recentemente para julgamento ação que discute a possibilidade de pessoas sem filiação a partidos concorrerem em eleições. Nesta segunda, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou ser contra candidatura avulsa.
Veja também
Últimas notícias
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania
Junqueiro realiza abertura da 15ª Semana do Bebê

Macron é barrado em rua de NY para passagem de comitiva de Trump e liga para o presidente dos EUA

Estátua da Havan é destruída após incêndio em Petrolina, PE

Receita libera consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2025

PM se prepara para 2ª edição de Torneio de Abordagem Policial em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
