Agreste

Prefeitura de Campo Alegre incentiva leitura entre crianças

Projeto desenvolvido em escolas da rede pública municipal

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 02/10/2017 14h02
Prefeitura de Campo Alegre incentiva leitura entre crianças
Projeto Sementes da Leitura é desenvolvido em Campo Alegre - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Campo Alegre sabe que o hábito da leitura deve ser incentivado desde cedo. Para que o ato prazeroso e educativo seja levado até a idade adulta, a gestão liderada da prefeitura Pauline Pereira realizou mais uma edição do projeto Sementes da Leitura.

A mais recente etapa do trabalho desenvolvido na rede pública municipal de ensino aconteceu no Centro de Educação Infantil Maria José Vieira da Costa. A unidade escolar localizada no bairro Sebastião de Oliveira Gomes do município agrestino realizou sua 1ª Feira de Conhecimentos: “SEMENTES DA LEITURA”.

Segundo a assessoria da Prefeitura de Campo Alegre, o projeto é desenvolvido desde abril de 2017 e tem como objetivo desenvolver e incentivar o gosto pela leitura. Para isso, o governo usa metodologias diferenciadas que proporcionem o crescimento intelectual da criança, por meio de atividades lúdicas e prazerosas.

Para isso, as educadoras realizaram diversas ações, entre elas: o estudo de obras de diversos gêneros literários, desenvolvendo a leitura em voz alta e a escrita; recontos das histórias; produção de poemas; convites; bilhetes; cantigas de rodas; fábulas; clássicos infantis; utilização de sacolas viajantes; dramatizações; oficinas; brincadeiras e etc.

A abertura do evento foi realizada pelas auxiliares com a Dança dos Livros, de Maria Clara Machado. Seguindo com as apresentações realizadas pelas crianças com declamações de poemas de Vinícius de Morais, Cecília Meireles, apresentações artísticas, musicais e apresentações dos trabalhos estudados anteriormente.

Para a equipe gestora do projeto Sementes da Leitura, é na primeira infância que se formam os futuros leitores, portanto é de suma importância envolver a criança desde o início da sua vida no mágico mundo da leitura para assim despertar a imaginação, a criatividade e os conhecimentos.