Alagoas

Idosos são beneficiados com curso de corte e costura no interior de Alagoas

Por 7 Segundos Arapiraca com Divulgação 04/10/2017 19h07
Idosos são beneficiados com curso de corte e costura no interior de Alagoas
- Foto: Entre as oficinas, destaca-se a de corte e costura, cuja estrutura física e equipamentos ? máquinas, mesas, cadeiras, quadro branco ? foram disponibilizados pelos Sine (Foto: Pinehas Furtado)

Dois projetos enviados pela Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) receberam aprovação, nesta segunda-feira (2), do Conselho Integrado de Políticas de Inclusão Social e serão executados dentro de 12 meses. As cidades beneficiadas foram Arapiraca e Palmeira dos Índios.

O primeiro projeto “Mãos que Costuram, Mãos que transformam vidas” tem como objetivo profissionalizar e capacitar membros da Associação dos Aposentados, Pensionistas e idosos de Arapiraca, permitindo que contribuam com demandas filantrópicas oriundas das casas de repouso da cidade e, também, que gerem renda para a associação. Serão 60 idosos beneficiados com o curso de corte e costura.

No segundo projeto, 300 mulheres serão habilitadas no mesmo universo de linhas e agulhas. As participantes inscritas no curso serão profissionalizadas e habilitadas na prática da costura podendo, com isso, comercializar os produtos confeccionados, gerando renda para a Associação de Mulheres de Palmeira dos Índios.

O secretário Fernando Pereira, também apoiou o projeto da Secretaria de Agricultura e Pesca (Seagri) que trata da distribuição de 100 kits de irrigação para pequenos agricultores de baixa renda do município de Junqueiro. Essa iniciativa nasceu desde que Fernando esteve à frente da prefeitura daquele município.

“O conselho entendeu a necessidade desses projetos para a ampliação de direitos socioassistenciais básicos à vida dos cidadãos. Com isso, estaremos fortalecendo a geração de emprego, renda e fortalecendo a cidadania. O governo de Alagoas está elevando a qualidade de vida e a autoestima dessas pessoas”, disse o secretário.

Os projetos foram pauta no Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).