Aluno da Ufal em Delmiro Gouveia é premiado por ideia empreendedora
Incentivar a produção de ideias empreendedoras que busquem solucionar problemas recorrentes no Estado. Cumprindo este objetivo, o programa Em Ação premiou, na quarta-feira (18), os três melhores projetos de negócios desenvolvidos por estudantes de instituições de ensino locais.
A solenidade de premiação aconteceu dentro da programação da Feira do Empreendedor, realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, e o estudante da UFAL Campus Sertão de Delmiro Gouveia, Murilo Costa, líder do projeto que tem a ideia voltada para a criação de um Biodigestor para o tratamento de resíduos sólidos, ficou com o segundo lugar e ganhou equipamentos eletrônicos.
Na premiação, o primeiro lugar foi para os estudantes de Administração Pública do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Francisco Medson e Gesyca Patrícia, responsáveis por desenvolver a ferramenta ChatBoot, que tem como foco a otimização de serviços públicos.
“Desde a inscrição do projeto nós nos sentimos confiantes. Nossa ideia tem tudo a ver com a proposta principal, que é justamente encontrar modelos de negócios que solucionem problemas da sociedade em geral. Nosso aplicativo de chat facilita o contato das pessoas com órgãos públicos e soluciona problemas recorrentes, evitando o deslocamento até as instituições. O apoio do Em Ação foi fundamental para colocar em prática nosso objetivo”, explicou Gesyca Patrícia.
O primeiro lugar recebeu como premiação uma viagem para a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), realizada em São Paulo, e equipamentos eletrônicos.
Já o terceiro colocado entre as melhores ideias de negócios foi Eduardo Cavalcante, que desenvolveu um dispositivo de alarme especial voltado para portadores de deficiência auditiva. O estudante também ganhou equipamentos eletrônicos.
Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) - com o apoio do Sebrae/AL e Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - o Em Ação está em sua terceira edição e tem o intuito de disseminar a cultura empreendedora entre jovens universitários, promovendo palestras e capacitações sobre noções de mercado e criação de empresas.
Nesta fase final, foram selecionadas 10 ideias empreendedoras. A edição de 2017 alcançou o resultado de 2 mil alunos impactados e seis instituições de ensino atendidas.
Feira do Empreendedor
Além da premiação do Em Ação, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, participou da solenidade de abertura da Feira do Empreendedor, que acontece até o próximo dia 21, realizada pelo Sebrae com o apoio do Governo do Estado.
Na ocasião, o gestor da pasta ressaltou a importância das Micro e Pequenas Empresas na geração de empregos e destacou a potencialidade do povo alagoano para o empreendedorismo.
“O alagoano precisa de oportunidades para criar. É um prazer, enquanto Governo do Estado, apoiar um evento deste porte, que valoriza o segmento de Micro e Pequeno Negócio, responsável por mais de 65% dos empregos formais em Alagoas. Projetos como o Em Ação, o Educação Empreendedora, o Juventudade Empreendedora, dentre outros, têm um papel fundamental na vida das pessoas, mudando, sobretudo, a realidade da população que vive nas áreas periféricas do Estado através da criação de pequenos negócios”, ressaltou Rafael Brito.
Veja também
Últimas notícias
Atriz mais polêmica do ano emplacou três fracassos de bilheteria em 2025
Motoqueiro é preso por embriaguez ao volante no município de Jundiá
Funcionários do Veredas realizam novo protesto e entram na segunda semana de greve em Maceió
Dança dos Famosos: Álvaro vira piada após levar patada de jurado
Zé Felipe realiza sonho inusitado e deixa Ana Castela chocada
CEO descobre traição e causa polêmica ao demitir funcionários: entenda
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
