Semana do Jovem Eleitor incentiva que jovens entre 16 e 18 anos passem a votar
De 06 a 11 de novembro todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país estarão com suas atenções votadas para a Semana do Jovem Eleitor, uma mobilização nacional que objetiva incentivar os jovens entre 16 e 18 anos – que ainda não são obrigados a votar – a fazerem seu alistamento eleitoral. Em Alagoas, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), 23.734 eleitores são menores de 18 anos.
Em todo o Estado, os cartórios eleitorais estarão mobilizados para a realização de palestras educativas em escolas públicas e privadas, para falar sobre a importância do voto e da participação efetiva no processo democrático que é o período eleitoral. Além do alistamento dos jovens, o Tribunal também quer diminuir o fluxo de eleitores nos cartórios nas semanas que antecedem o fechamento do cadastro, evitando tumultos e aglomerações.
Em Maceió, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) organizou um calendário de visitas em escolas públicas para a realização de palestras. Na oportunidade, os jovens também poderão fazer seu alistamento eleitoral, já saindo com seu título de eleitor em mãos. Na segunda-feira (06), a ação começa na Escola Estadual de Ensino Integral Marcos Antônio Cavalcanti, no Benedito Bentes, às 8h.
Na quarta-feira (08), é a vez da Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa, também às 8h. A última escola a receber a equipe da EJE será a Escola Estadual Silvestre Camerino, também no Centro de Estudos de Pesquisas Aplicadas (Cepa), às 8h.
Uma pesquisa de opinião realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com jovens de 16 a 20 anos, mostrou o perfil de um jovem esperançoso de que ele próprio pode fazer a diferença para a vida pessoal, mas desestimulado no que diz respeito a participar, de forma ativa ou mesmo passiva, de uma mudança mais profunda para o país.
“É esse quadro de desânimo que nós precisamos mudar e destacar a importância do envolvimento do jovem em todo o debate e processo eleitoral. O jovem é essencial para a mudança que tanto precisamos e é por isso que a Justiça Eleitoral dedica esta semana para que eles façam seusalistamentos e se tornem eleitores conscientes de seu importante papel na construção de novos capítulos na história do nosso país”, esclareceu o presidente do TRE/AL, desembargador José Carlos Malta Marques.
Veja também
Últimas notícias
Polícia encontra três ossadas humanas durante operação de busca na Feitosa, em Maceió
HGE realiza em sequência duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas
Inmet emite alerta para o RS de ventos de até 100 km/h e tempestade
Moraes pede aos Estados Unidos extradição de Ramagem
Sessão solene homenageia legado do juiz John Silas com entrega de comenda à família
Hemoal promove coleta externa de sangue em União dos Palmares nesta terça-feira (16)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
