Mês da prematuridade tem programação especial em Arapiraca
O Mês da Prematuridade - comemorado em novembro - está com intensa programação no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca.
Bebês prematuros, segundo o Coordenador Médico da UTI Neonatal, o pediatra Cleildo Torres, são aqueles que nascem com idade gestacional inferior a 37 semanas. “Sem completar os nove meses as crianças precisam de cuidados especiais, desde a assistência na sala de parto (como a manutenção da temperatura adequada), até o atendimento feito nas horas que se seguem ao nascimento", comentou.
Para o provedor do HR, Geraldo Magela Pirauá, dentre as prioridades do hospital, a vida dos bebês prematuros é uma das maiores. “Temos casos de crianças que não sobreviveriam sem o atendimento humanizado e qualificado da nossa equipe. Cada vida salva é motivo de muita alegria”, falou.
Prevenção
Segundo Cleildo Torres, o melhor ainda seria se as gestantes tivessem acesso à prevenção feita através de um completo pré-natal. “Esse acompanhamento bem feito pode fazer toda a diferença na vida de uma criança. Exames, orientações, cuidados são fundamentais para que a gestação se complete de forma tranquila e saudável”, argumentou.
Esperança
Responsável pelo atendimento de toda 2ª Macrorregião, o Hospital Regional prossegue com a programação até o final do mês e também em dezembro.
Segundo a enfermeira Coordenadora do Complexo Neo, Andrea Lima, as atividades incluem palestras, oficinas de cuidado com bebês, orientações sobre banho, alimentação e método “canguru”.
Os profissionais que trabalham no setor recebem diversos cursos, como de Reanimação Neonatal do Prematuro, ministrado pelo doutor Cláudio Soriano; de método Canguru e o de Complexo Neonatal, que será conduzido pela equipe multidisciplinar da instituição.
“O trabalho aqui é muito cuidadoso. Não para nunca porque nossos bebês precisam de carinho e o melhor atendimento”, afirmou o Diretor Médico do Hospital Regional, Ulisses Pereira.
Dia 29, às 9h, haverá novas atividades para mães e familiares.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
