Número de pessoas infectadas por HIV aumenta em Arapiraca
Oito gestantes também foram diagnosticadas com vírus

O número de pessoas contaminadas com HIV – popularmente conhecido como vírus transmissor da AIDS – aumenta entre pessoas que residem em Arapiraca, no Agreste alagoano.
De outubro de 2014 para outubro de 2017, a quantidade saltou de 37 para 76, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. O crescimento pode ser maior porque certamente há casos de gente que contraiu o vírus, mas nunca se submeteu a exames que pudessem levar ao diagnóstico.
De acordo com Daniela França, coordenadora municipal de IST/ AIDS/ Hepatites Virais, a faixa etária das pessoas infectadas com HIV em Arapiraca é dos 18 aos 39 anos. Deste total, oito são gestantes.
“Os números devem ser ainda maiores. O medo e o preconceito ainda afastam as pessoas do serviço de saúde, onde se realiza o teste para o diagnóstico da doença”, afirmou Daniela por meio da assessoria municipal.
Diante desse quadro preocupante, a prefeitura de Arapiraca aderiu a campanha nacional “Dezembro Vermelho” e está promovendo atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.
As ações, que visam chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção e combate às DSTs e principalmente a AIDS estão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), praças, postos de combustíveis e ainda no Centro Administrativo Municipal.
Além das orientações educativas, a população tem à disposição testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais. As equipes também distribuem preservativos e divulgam o trabalho do Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA).
“Com a programação do Dezembro Vermelho, que agrega um conjunto de ações para a prevenção do HIV/Aids e doenças sexualmente transmissíveis, aproveitamos para orientar sobre a assistência prestada às pessoas que vivem com o vírus, através do Sistema Único de Saúde no município, a exemplo das testagens rápidas”, explicou Daniela Vieira França.
Veja também
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
