Arapiraca

Ataques de escorpiões ultrapassam 900 casos por ano em Arapiraca

Maioria dos ataques acontece dentro das casas das vítimas

Por 7Segundos 19/12/2017 14h02
Ataques de escorpiões ultrapassam 900 casos por ano em Arapiraca
Cliente encontra escorpião em sanduíche do McDonald's - Foto: Reprodução/Internet

O verão é a estação do ano que registra a maior incidência dos ataques de escorpiões. Mas parece que as mudanças climáticas não fazem diferença para o animal peçonhento em Arapiraca, município do Agreste alagoano que registra média que varia de 900 a mil casos de pessoas atacadas por ano.

“A literatura mostra que os escorpiões parecem nos meses mais quentes do ano, mas aqui em Arapiraca a gente tem registro de casos durante todo o ano”, informa Ana Lúcia Alves Lima, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, frisando que março o mês com maior número de notificações.

O combate à praga que invade casas, principalmente na área urbana da cidade, está relacionado ao acúmulo de lixo e entulhos. Primavera e Brasília são os bairros arapiraquenses que lideram as ocorrências relacionadas ao ataque que pode causar a morte de uma pessoa.

“A gente percebe que é uma questão mais ligada ao ambiente, de limpeza do local porque o escorpião sempre é encontrado onde existe lixo, entulho, madeira e restos de material acumulado”, explica a responsável pelo setor que faz alerta à população.

“Não é um trabalho só de saúde ou de limpeza urbana da prefeitura porque esses entulhos estão dentro das residências”, destaca Ana Lúcia ao repórter Jânio Barbosa, destacando que a maioria dos acidentes envolvendo escorpião ocorrem dentro das casas das vítimas.

A orientação para a população é feita principalmente pelo setor de promoção à saúde do município. A Vigilância Epidemiológica também revela preocupação com os animais de ruas, principalmente cães por causa da transmissão da raiva, chamando a atenção dos donos dos animais para o cuidado com os cães.