Arapiraca terá espaço de formação em tecnologias para professores
O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, inaugurou, nesta quinta-feira (18), o primeiro Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologia para Professores (Efex) do Nordeste, e segundo do país, montado no Centro de Ciências e Tecnologia (Cecite) do Cepa. A elaboração do espaço foi feita em parceria com Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).
O Efex visa promover a discussão e formação continuada entre os professores da rede pública sobre práticas e estudos tecnológicos. O espaço está esquipado com impressora 3D, cortadora a laser, materiais de robótica, marcenaria e de audiovisual. Diferente da primeira sede brasileira, que fica em Blumenau, a sala Efex alagoano tem formato octogonal para facilitar o aprendizado.
"Quero agradecer ao CIEB pelo olhar diferenciado com Alagoas. Isso se deve à repercussão do nosso trabalho, das diretrizes que a Educação tem tomado. As pessoas têm visto que está acontecendo algo aqui. Pela nossa participação e a velocidade que fizemos esse trabalho, o CIEB está nos presenteando com o segundo Efex, que será instalado em Arapiraca", afirmou o gestor da pasta estadual da Educação, Luciano Barbosa.
Após a inauguração, o vice-governador esteve na cidade de Arapiraca para anunciar a construção do segundo Efex de Alagoas que vai funcionar em uma área onde está sendo construído o Centro de Educação Integral (CEI), no bairro Baixão, em Arapiraca.
Luciano Barbosa revelou que o projeto educacional e científico tem o aval do governador Renan Filho.
“Inauguramos hoje, em Maceió, o primeiro espaço para fomentar ainda mais as ações nas áreas da ciência e da tecnologia para os professores e estudantes da rede pública estadual. Agora, chegou a vez dos educadores de Arapiraca, que também terão o seu ambiente para a formação continuada nas práticas tecnológicas”, salientou.
Ele adiantou que a sala do Efex do Agreste será equipada com quadros móveis, tabletes, cortadora a laser, impressoras 3D, materiais de robótica, marcenaria e de audiovisual.
O Efex do Agreste vai fazer parte do primeiro Centro de Educação Integral de Alagoas que integra as escolas estaduais Professor José Quintella Cavalcanti, Izaura Antônia de Lisboa (Epial) e Pedro Reis.
Na visita ao canteiro de obras, em Arapiraca, Luciano Barbosa estava acompanhado da secretária-executiva da Seduc, Laura Souza; do superintendente de Políticas Educacionais Ricardo Lisboa e da gerente de Políticas Públicas do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), Gabriela Gambi.
Veja também
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
