Arapiraca terá espaço de formação em tecnologias para professores
O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, inaugurou, nesta quinta-feira (18), o primeiro Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologia para Professores (Efex) do Nordeste, e segundo do país, montado no Centro de Ciências e Tecnologia (Cecite) do Cepa. A elaboração do espaço foi feita em parceria com Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).
O Efex visa promover a discussão e formação continuada entre os professores da rede pública sobre práticas e estudos tecnológicos. O espaço está esquipado com impressora 3D, cortadora a laser, materiais de robótica, marcenaria e de audiovisual. Diferente da primeira sede brasileira, que fica em Blumenau, a sala Efex alagoano tem formato octogonal para facilitar o aprendizado.
"Quero agradecer ao CIEB pelo olhar diferenciado com Alagoas. Isso se deve à repercussão do nosso trabalho, das diretrizes que a Educação tem tomado. As pessoas têm visto que está acontecendo algo aqui. Pela nossa participação e a velocidade que fizemos esse trabalho, o CIEB está nos presenteando com o segundo Efex, que será instalado em Arapiraca", afirmou o gestor da pasta estadual da Educação, Luciano Barbosa.
Após a inauguração, o vice-governador esteve na cidade de Arapiraca para anunciar a construção do segundo Efex de Alagoas que vai funcionar em uma área onde está sendo construído o Centro de Educação Integral (CEI), no bairro Baixão, em Arapiraca.
Luciano Barbosa revelou que o projeto educacional e científico tem o aval do governador Renan Filho.
“Inauguramos hoje, em Maceió, o primeiro espaço para fomentar ainda mais as ações nas áreas da ciência e da tecnologia para os professores e estudantes da rede pública estadual. Agora, chegou a vez dos educadores de Arapiraca, que também terão o seu ambiente para a formação continuada nas práticas tecnológicas”, salientou.
Ele adiantou que a sala do Efex do Agreste será equipada com quadros móveis, tabletes, cortadora a laser, impressoras 3D, materiais de robótica, marcenaria e de audiovisual.
O Efex do Agreste vai fazer parte do primeiro Centro de Educação Integral de Alagoas que integra as escolas estaduais Professor José Quintella Cavalcanti, Izaura Antônia de Lisboa (Epial) e Pedro Reis.
Na visita ao canteiro de obras, em Arapiraca, Luciano Barbosa estava acompanhado da secretária-executiva da Seduc, Laura Souza; do superintendente de Políticas Educacionais Ricardo Lisboa e da gerente de Políticas Públicas do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), Gabriela Gambi.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
