Escolas da rede estadual iniciam o ano letivo 2018 no dia 5 de fevereiro

O ano letivo 2018 começa no dia 5 de fevereiro nas escolas da rede pública estadual . A notícia foi dada na Portaria 062/2018 publicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no Diário Oficial do Estado (DOE) e que estabelece as diretrizes para a organização do ano letivo de 2018 das unidades de ensino estaduais.
Para conferir a publicação completa, basta acessar o Diário Oficial entre as páginas 33 e 36, ou clicarno link https://goo.gl/qBxUkC.
O ano e os períodos letivos de 2018 terão início, oficialmente, em 5 de fevereiro, para as escolas que concluíram suas atividades de 2017 até o dia 29 de dezembro, respeitando as Reuniões de Organização do Trabalho Pedagógico. É importante salientar que, mesmo que a escola não comece as aulas nesse prazo, ela deve cumprir os 200 dias de letivos.
Temas
As práticas pedagógicas voltadas para 2018 terão temas como “Revisitando Clássicos da Literatura Brasileira”; “Como as juventudes podem atuar na construção de uma nova Alagoas?”; “Ciência e Tecnologia atuando na melhoria da qualidade de vida”; “Autores e Obras da Literatura Alagoana”.
Esses mesmos temas também serão trabalhados na terceira edição do Encontro Estudantil e no desfile cívico da Emancipação de Alagoas. No primeiro, as atividades artístico-culturais serão voltadas aos Clássicos da Literatura Brasileira; as ações dos grêmios e rodas de conversa têm como tema a atuação das juventudes na construção de uma nova Alagoas; e, por fim, as atividades científicas abordarão como a ciência e tecnologia estão atuando na melhoria da qualidade de vida. Já o Desfile Cívico trará homenagens aos autores e às obras da literatura alagoana.
Robótica
As unidades escolares que aderiram ao Projeto de Robótica deverão planejar e orientar atividades conforme a Portaria Nº1.721/2016. Os docentes responsáveis devem participar da formação continuada, com carga horária de 120 horas, entre março e dezembro do ano vigente.
Já as escolas de ensino médio parcial precisam enturmar 35 estudantes no contraturno para desenvolver o projeto interdisciplinar. No caso das unidades de ensino médio integral, a oferta deve ser feita de modo eletivo.
Educação Fiscal e Semana da Leitura
Outras determinações presentes na portaria são a instituição da Semana de Educação Fiscal - que deve ser realizada na segunda semana de julho - para conscientizar a sociedade alagoana, além de estimular a discussão sobre o assunto.
Já no mês de outubro, as escolas devem comemorar a Semana Nacional da Leitura e da Literatura, recaindo no dia 12 do mês, onde será comemorado o Dia Nacional da Leitura.
Avaliações
As avaliações de larga escala realizadas durante este ano letivo para os alunos da rede estadual serão: a Avaliação da Rede Estadual de Alagoas (Areal); Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA); o Programme for International Student Assessment – Programa Internacional de Avalição dos Estudantes (PISA) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Veja também
Últimas notícias

Usuário de drogas é executado a tiros no retorno do Monte Verde, em Antares

Desaparecido há dias, homem é encontrado morto e amarrado em jangada no Litoral Norte de Alagoas

Caso Ana Beatriz: corpo da adolescente é localizado durante novas buscas no Litoral Norte

Vigilância Sanitária de Arapiraca orienta sobre comercialização de creme dental proibido pela Anvisa

Peixe carnívoro deixa homem ferido nas águas do Rio São Francisco em AL

Ações da PM apreendem três armas de fogo e 1,3 kg de drogas no interior
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
