Estado cria Comitê de Saúde para população em situação de rua

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio de portaria publicada nesta semana no Diário Oficial do Estado (DOE), criou o Comitê Estadual de Saúde para a População em Situação de Rua. Ele tem como proposta monitorar e assessorar discussões técnicas e políticas voltadas a esse grupo populacional, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em Alagoas.
O comitê tem como atribuições, formular, sistematizar, apoiar, monitorar e avaliar, no âmbito estadual, a implementação do Plano Nacional Operativo, com ações em saúde voltadas à população em situação de rua. Cabe ainda, fomentar e apoiar a inclusão dos princípios, diretrizes e recomendações na atenção a esse grupo populacional.
A portaria, assinada pelo secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, também estabelece o incentivo e participação de ações e espaços de educação permanente e popular sobre o cuidado integral em saúde às pessoas em situação de rua. O comitê também poderá convidar outros gestores, especialistas e representantes da sociedade civil e da população em situação de rua para participar de suas atividades na formulação, acompanhamento da execução e avaliação das políticas nesse campo.
As ações poderão ocorrer nos Conselhos de Saúde, durante Fóruns, nos Grupos de Trabalho e em intervenções no espaço da rua. Para isso serão utilizados dispositivos comunicativos diversos no campo da arte e cultura. De acordo com Elma Liliane Araújo, assessora de Políticas Transversais da Sesau, o comitê, juntamente com as políticas públicas, irá ajudar na mobilização dos projetos, além de favorecer, da melhor forma possível, a população em situação de rua.
“O comitê surge para reforçar o acesso dessa parcela da população às políticas públicas e garantir direitos básicos, como alimentação, saúde e moradia. Além disso, compete ao comitê estimular o diálogo e acompanhar as principais demandas deste segmento da população alagoana, assim como, a construção de alternativas que possibilitem a saída das ruas”, explicou.
Ao todo, o Comitê Técnico Estadual de Saúde será composto por 10 membros titulares e seus respectivos suplentes, todos provenientes da Sesau, Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego, Cultura, Assistência e Desenvolvimento, Esporte, Lazer e Juventude, Prevenção à Violência, Defensoria Pública do Estado de Alagoas e Movimento Nacional da População de Rua no Estado de Alagoas e na capital.
Elma Liliane Araújo salientou, ainda, que a criação do comitê vai proporcionar as ações desenvolvidas pela pasta, em parceria com os Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP). Para isso serão ofertados exames preventivos que detectam doenças, atividades significativas que auxiliam na socialização, no raciocínio lógico e aumento da afetividade entre os integrantes do grupo, além de influenciar na decisão dessa população em não continuar vivendo nas ruas.
Veja também
Últimas notícias

Bolão feito em Arapiraca ganha mais de R$ 86 mil na Mega-Sena

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

‘Adolescência’ reforça importância do PL de Daniel Barbosa sobre violência de gênero nas escolas

Adolescente de 17 anos fica ferida após cair de caminhão em União dos Palmares

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Homem é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
