Sesau alerta para risco da leptospirose devido às últimas chuvas

Com as chuvas que atingiram Alagoas nos últimos dias, aumenta-se o risco de contrair doenças infecciosas no contato com água acumulada e lama, em decorrência dos alagamentos.
A principal e mais preocupante delas, segundo Carlos Eduardo da Silva, assessor de Vetores, Zoonoses e Fatores Ambientais da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), é a leptospirose, causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais.
Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), só no ano passado foram confirmados 71 casos da doença. De acordo com ele, a incidência de leptospirose aumenta durante os períodos chuvosos, principalmente em pessoas que moram em áreas mais vulneráveis, onde há muito lixo acumulado e proliferação de ratos.
“Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminada poderá se infectar. A Leptospira penetra no corpo através da pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão”, explicou Eduardo.
Pelas características, muitas vezes, o quadro clínico é confundido com uma gripe e a doença acaba sendo subdiagnosticada. Muitos sintomas sugerem um quadro gripal, por isso a doença nem é investigada e tratada, porque as pessoas sequer procuram tratamento, segundo o assessor.
A recomendação é que, ao entrar em contato com água e começarem os sintomas, tais como febre, dor de cabeça intensa, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo ocorrer icterícia rubínica (coloração alaranjada da pele e das mucosas), o paciente procure o serviço de urgência mais próximo de sua residência para afastar a possibilidade de leptospirose.
Carlos Eduardo da Silva salientou, ainda, que a população deve evitar o contato com água ou lama das chuvas e impedir que crianças nadem ou brinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos.
Veja também
Últimas notícias

Homem é preso com 242 pinos de cocaína no bairro Manoel Teles, em Arapiraca

Mulher morre após colisão entre moto e caminhonete na AL-115, em Arapiraca

Após mais de 20 anos, Mister Caldo encerra atividades em Arapiraca

Prefeitura de Feira Grande realiza tradicional entrega do peixe da Semana Santa

Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões

Deputado Alexandre Ayres cobra penas mais duras e critica uso político do caso Ana Beatriz: “Não é hora de oportunismo”
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
