Sesau alerta para risco da leptospirose devido às últimas chuvas
Com as chuvas que atingiram Alagoas nos últimos dias, aumenta-se o risco de contrair doenças infecciosas no contato com água acumulada e lama, em decorrência dos alagamentos.
A principal e mais preocupante delas, segundo Carlos Eduardo da Silva, assessor de Vetores, Zoonoses e Fatores Ambientais da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), é a leptospirose, causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais.
Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), só no ano passado foram confirmados 71 casos da doença. De acordo com ele, a incidência de leptospirose aumenta durante os períodos chuvosos, principalmente em pessoas que moram em áreas mais vulneráveis, onde há muito lixo acumulado e proliferação de ratos.
“Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminada poderá se infectar. A Leptospira penetra no corpo através da pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão”, explicou Eduardo.
Pelas características, muitas vezes, o quadro clínico é confundido com uma gripe e a doença acaba sendo subdiagnosticada. Muitos sintomas sugerem um quadro gripal, por isso a doença nem é investigada e tratada, porque as pessoas sequer procuram tratamento, segundo o assessor.
A recomendação é que, ao entrar em contato com água e começarem os sintomas, tais como febre, dor de cabeça intensa, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo ocorrer icterícia rubínica (coloração alaranjada da pele e das mucosas), o paciente procure o serviço de urgência mais próximo de sua residência para afastar a possibilidade de leptospirose.
Carlos Eduardo da Silva salientou, ainda, que a população deve evitar o contato com água ou lama das chuvas e impedir que crianças nadem ou brinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos.
Veja também
Últimas notícias
MP/AL recorre ao TJ e pede a prisão preventiva de acusado de matar mulher em Penedo
Vídeo mostra momento em que criminoso invade empresa pelo telhado e pratica furto em Penedo
Após pressão, bancada do PT decide votar contra privatização da Ceasa na ALE
Em reunião com Aécio Neves, JHC traça plano para alavancar PSDB no Norte e Nordeste
Fachin dá prazo de 15 dias para PGR se manifestar sobre indiciamento de Vorcaro
TCE/AL emite novos alertas a municípios com base na LRF referentes a 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
