Cidades são reclassificadas junto ao Governo Federal e garante mais investimentos na atividade turística
Investimentos na atividade turística de várias regiões do Estado
Os municípios alagoanos de Maravilha, Piranhas, Marechal Deodoro, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres subiram de categoria no Mapa do Turismo Brasileiro. Isso acontece porque o Ministério do Turismo (Mtur) identificou que nestas localidades houve indicativos positivos como aumento na geração de empregos no setor, crescimento da rede hoteleira ou expansão do fluxo de turistas domésticos e internacionais.
É através dessa categorização dos municípios turísticos que o Governo Federal acompanha o desempenho da economia do turismo, além de servir também como indicador para políticas do setor e direcionamento de verbas federais. As categorias variam de ‘A’ a ‘E’, sendo que Maravilha subiu de ‘E’ para ‘D’, Piranhas e Porto de Pedras de ‘D’ para ‘C’, Marechal Deodoro e São Miguel dos Milagres de ‘C’ para ‘B’.
Na prática, essa alteração significa que os municípios podem pleitear apoio ao Governo Federal a eventos geradores de fluxo turístico. De acordo com a nova categorização, a cidade de Maravilha, por exemplo, passa agora a poder contar com até R$ 150 mil por ano para realização de festejos.
A portaria 97/2017 do Mtur estabelece que todos os municípios classificados estão aptos a pleitear recursos de infraestrutura, como construção de estradas e rodovias de interesse turístico; de orlas e terminais fluviais, lacustres ou marítimos; reforma de terminais rodoviários intermunicipais e interestaduais, de aeroportos, de ferrovias e estações férreas de interesse turístico; sinalização turística, entre outros.
À frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Rafael Brito, ressalta a importância dessa reclassificação junto ao Governo Federal para estes municípios.
“O turismo é uma das grandes motrizes do desenvolvimento econômico do nosso Estado e esta nova classificação é mais uma prova de que a atividade cresce exponencialmente em Alagoas. Estas cinco cidades, que contemplam quase todas as regiões alagoanas, atraíram um grande fluxo de turistas no último ano e, com o reconhecimento do Mtur, esses municípios poderão desenvolver ainda mais suas atividades turísticas com o apoio do Governo Federal. Isso é essencial para o crescimento do Estado, gerando mais empregos e renda para população, garantindo mais qualidade de vida da população por meio do fortalecimento da cadeia produtiva do turismo”, explica Rafael Brito.
Veja também
Últimas notícias
Lula evita comentar decisão do STF sobre prisão de Bolsonaro
Carreta pega fogo na BR-316, em Maribondo; bombeiros são acionados
Prefeitura de Palmeira inicia renovação de matrículas da rede municipal nesta segunda (24)
Professora da rede municipal descobre caminho para vencer a depressão com a escrita
Rede estadual conquista 45 medalhas nas olimpíadas alagoanas de Química, Matemática e Quimeninas
Mega-sena volta a acumular e pode pagar R$ 18 milhões na próxima terça (25)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
