Ressocialização estimula o desenvolvimento infantil no sistema prisional
Disponibilizar espaços diferenciados para as crianças que visitam o sistema prisional. Essa é a proposta do projeto ‘Criança é Criança em Qualquer Lugar’, desenvolvido pelo setor de Reintegração Social da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Com brincadeiras e atividades lúdicas, a iniciativa abordará as relações familiares, além de estimular as habilidades sociais e comportamentos que promovem a autoestima.
Os trabalhos terão início no domingo (25), no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), sob a coordenação da equipe multidisciplinar da Reintegração, composta por psicólogas e assistentes sociais, com a colaboração de estagiários do setor. Na ocasião, as crianças terão um espaço exclusivo, separado dos adultos, para participar das atividades. Os encontros serão permanentes, sempre no último domingo de cada mês.
A chefe de Reintegração Social e Acompanhamento de Alternativas Penais, agente penitenciária Shirley Araújo, explica que os benefícios da iniciativa serão sentidos a longo prazo. Ela destaca o fortalecimento dos vínculos familiares, além de orientar as mães e familiares sobre questões relacionadas à primeira infância.
“É necessário ter um olhar diferenciado. Queremos criar espaços onde as crianças possam se expressar. Fomentando brincadeiras no cotidiano infantil, estimulamos o desenvolvimento psicossocial dos menores de forma saudável, mesmo em um espaço hostil. Além disso, observamos como as crianças enfrentam conflitos e dificuldades do cotidiano para trabalhar com suas habilidades sociais”, finaliza Araújo.
Veja também
Últimas notícias
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
