Seris adquiri novas armas e regulamenta utilização para agentes
Mais um passo importante para a valorização profissional dos agentes penitenciários foi dada pela Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Nesta quarta-feira (31), foi publicada no Diário Oficial do Estado a portaria que regulamenta a cautela de arma de fogo, de uso restrito ou permitido e de propriedade do Estado, fornecida aos servidores efetivos da pasta.
Os documentos serão produzidos pela Seris de forma individual, de caráter pessoal e intransferível. Para obter a cautela, o servidor deverá protocolar requerimento expondo os motivos para a solicitação, bem como apresentar documentação probatória, como cópia da carteira funcional de servidor efetivo de Alagoas e ‘nada consta’ das Justiças Estadual e Federal Criminal, além da Polícia Federal.
Também será necessário apresentar certidão da Corregedoria da Seris de inexistência de procedimento administrativo disciplinar em seu desfavor; certificado de conclusão de curso de manuseio e disparo da arma de fogo solicitada; cópia do comprovante de residência e uma foto 3x4.
A agente penitenciária e assessora especial Rídina Motta explica que após o pedido de acautelamento o processo correrá rapidamente para o deferimento. A servidora destaca ainda algumas responsabilidades dos agentes. “Além de receber a arma, serão concedidas munições. O servidor ficará responsável pela conservação e manutenção da arma e deve comparecer até o dia 20 de cada mês na reserva central para inspeção do armamento”, explicou.
Novos armamentos
O ano já começa com grandes avanços. Na última terça-feira (23), a Secretaria de Ressocialização realizou a entrega de 200 pistolas Taurus .40, 30 carabinas Imbel calibre 5.52mm, 30 mil munições para armamentos variados, duas ambulâncias e dois caminhões-cela. Essas aquisições representam um marco para a administração penitenciária, pois, até 2015, as armas utilizadas pelos servidores penitenciários eram cedidas pelas Polícias Militar e Civil.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
