Educação

Pacto pela Alfabetização na Idade Certa contempla mais de 12 mil educadores em AL

Por Agência Alagoas e 7Segundos 27/02/2018 17h05
Pacto pela Alfabetização na Idade Certa contempla mais de 12 mil educadores em AL
PNAIC I - Foto: Assessoria

De olho na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e os 102 municípios alagoanos fortaleceram a articulação em prol do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Dentre um conjunto de ações integradas, o PNAIC visa à formação continuada de professores alfabetizadores. Em 2017, mais de 12 mil educadores podem ser contemplados pelo programa em Alagoas.

Em seminário realizado nesta terça-feira (27), na reitoria da Ufal, para avaliação e discussão das formações do ano de 2017, que começaram em outubro e vão até maio, a coordenadora do programa pela Seduc, Willany Felix, comemora os avanços do Pacto em Alagoas.

“A abrangência desta edição do PNAIC é muito maior que os anos anteriores, que só atendiam as séries iniciais. Estamos trabalhando com professores da pré-escola, do 1º ao 3º anos do Fundamental, do Novo Mais Educação, e dos alunos do 5º ao 9º ano com dificuldade de aprendizagem. Dobramos o número de atendidos e temos hoje mais de 12 mil profissionais alcançados por este novo formato e, consequentemente, beneficiando muito mais estudantes”, declara Willany.

Desafios e conquistas

Elton Casado Fireman, coordenador do PNAIC pela Ufal, explica os desafios e destaca os avanços do Pacto, que, a partir de 2018, contemplará também o programa Mais Alfabetização, outra iniciativa do Ministério da Educação para alavancar a alfabetização em todo o país.

“Um dos itens importantes na prática do professor é a formação. Trabalhar nos anos iniciais requer uma habilidade em múltiplas disciplinas e esta pessoa que está atuando, mesmo com formação superior, precisa de uma formação continuada e, ao mesmo tempo, complementar. Aqui em Alagoas, temos enfatizado principalmente a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática”, explica Elton.

Os avanços também são comemorados pelas redes municipais. Maria Rivânia Tenório, coordenadora do PNAIC no município de Piranhas, na região no Alto Sertão, fala da sua experiência.

“Tivemos um avanço muito grande no município nos últimos três anos com relação às práticas em sala de aula, assim como nos nossos índices. O PNAIC contribuiu significativamente para isto e as seis formações das quais participei foram realmente muito boas”, comemora Rivânia.