Pacto pela Alfabetização na Idade Certa contempla mais de 12 mil educadores em AL
De olho na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e os 102 municípios alagoanos fortaleceram a articulação em prol do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
Dentre um conjunto de ações integradas, o PNAIC visa à formação continuada de professores alfabetizadores. Em 2017, mais de 12 mil educadores podem ser contemplados pelo programa em Alagoas.
Em seminário realizado nesta terça-feira (27), na reitoria da Ufal, para avaliação e discussão das formações do ano de 2017, que começaram em outubro e vão até maio, a coordenadora do programa pela Seduc, Willany Felix, comemora os avanços do Pacto em Alagoas.
“A abrangência desta edição do PNAIC é muito maior que os anos anteriores, que só atendiam as séries iniciais. Estamos trabalhando com professores da pré-escola, do 1º ao 3º anos do Fundamental, do Novo Mais Educação, e dos alunos do 5º ao 9º ano com dificuldade de aprendizagem. Dobramos o número de atendidos e temos hoje mais de 12 mil profissionais alcançados por este novo formato e, consequentemente, beneficiando muito mais estudantes”, declara Willany.
Desafios e conquistas
Elton Casado Fireman, coordenador do PNAIC pela Ufal, explica os desafios e destaca os avanços do Pacto, que, a partir de 2018, contemplará também o programa Mais Alfabetização, outra iniciativa do Ministério da Educação para alavancar a alfabetização em todo o país.
“Um dos itens importantes na prática do professor é a formação. Trabalhar nos anos iniciais requer uma habilidade em múltiplas disciplinas e esta pessoa que está atuando, mesmo com formação superior, precisa de uma formação continuada e, ao mesmo tempo, complementar. Aqui em Alagoas, temos enfatizado principalmente a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática”, explica Elton.
Os avanços também são comemorados pelas redes municipais. Maria Rivânia Tenório, coordenadora do PNAIC no município de Piranhas, na região no Alto Sertão, fala da sua experiência.
“Tivemos um avanço muito grande no município nos últimos três anos com relação às práticas em sala de aula, assim como nos nossos índices. O PNAIC contribuiu significativamente para isto e as seis formações das quais participei foram realmente muito boas”, comemora Rivânia.
Veja também
Últimas notícias
Conheça as regras para a prova de redação do Enem 2025 no domingo
Maceió deve ganhar museu em memória do afundamento de bairros causado pela Braskem
Moraes recebe entidades de direitos humanos no STF para discutir megaoperação no Rio
Suspeito de matar mulher no Sertão de AL é preso no Mato Grosso
Juíza Ana Raquel da Silva Gama, de Arapiraca, morre após sofrer infarto durante viagem
Jovem acusa esposa de o atacar com canivete e cunhado de agressão no município de Jacuípe
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
