PMs alagoanos iniciam capacitação sobre a Ronda Maria da Penha, na Bahia
Policiais militares de Alagoas iniciaram na segunda-feira (26) o Treinamento Técnico Operacional com a Operação Ronda Maria da Penha da Polícia Militar da Bahia. As instruções seguem até o próximo sábado (3).
O treinamento propõe promover um diálogo sobre a atuação especializada da Ronda no enfrentamento ao fenômeno da violência doméstica e familiar contra a mulher, capacitando a equipe da PM alagoana para implementar uma unidade similar. Participam a comandante da Operação Ronda Maria da Penha, major Denice Santiago, a subcomandante capitã Paula Queirós, e policiais auxiliares da unidade baiana.
Na aula inaugural, os militares foram recepcionados pelo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão. “A nossa meta é ampliar os conhecimentos sobre a atenção e cuidados com as mulheres. Aproveitem todo ensinamento disponibilizado e tirem suas dúvidas. Fico muito feliz em recebê-los aqui”, declarou o oficial superior.
No primeiro dia foi aplicado o Jogo do Espelho para as policiais, que é um jogo de tabuleiros para que as mulheres possam se enxergar e identificar se sofrem algum tipo de violência e de orientações sobre os locais onde buscar ajuda. Já para os policiais masculinos, foi apresentado o projeto Ronda para os Homens, que trabalha com a conscientização do público masculino sobre as formas de violência contra a mulher.
Para a major Denice, essa ampliação de conhecimentos é de grande importância. “Vocês irão entender o que é salvar uma mulher sofrida e mostrar que existe uma saída. Nós estamos muito felizes e queremos capacitar a melhor patrulha do país”, afirmou a comandante.
Para a soldado alagoana Tâmara Cirino, esse é um grande avanço no combate à violência contra a mulher. “Eu me encantei com esse projeto e, desde o início, me coloquei como voluntária para aprender e aplicar todo conhecimento, pois Alagoas precisa muito de ações protetivas para as mulheres”, concluiu a praça.
Treinamento
Serão desenvolvidas atividades teóricas e práticas em 60 horas/aula, com temas relacionados à Lei Maria da Penha (11.340/06), como Relações Interpessoais, Relações de Gênero e Diretos Humanos, Legislação Aplicada a Ronda Maria da Penha, Técnica PM Aplicada e Protocolo de Atuação.