Reeducandos ingressam em cursos de nível superior no Presídio do Agreste

“Educar para incluir”: esse é o tema do projeto inovador desenvolvido pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) em parceria com a Empresa Reviver e Universidade Norte do Parará (Unopar), no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano. Através da iniciativa, reeducandos ingressarão em cursos de nível superior pela modalidade de educação à distância (EAD), na própria unidade prisional.
Com a implantação do projeto, os custodiados poderão ter acesso a diversos cursos, como Gestão Comercial, Ciências Econômicas, Administração, Pedagogia, Sociologia e Gestão de Produção Industrial. Até o momento, quinze internos manifestaram interesse. Entre eles, nove já realizaram a prova de vestibular e aguardam o resultado. As aulas começam em março e serão supervisionadas pela equipe de pedagogia da unidade.
A assistente social do Presídio do Agreste, Janaína Amorim, ressalta a importância da educação no processo de reintegração social dos custodiados. “A educação deve ser o principal aspecto a ser trabalhado no processo de ressocialização e o Presídio do Agreste está viabilizando os meios para que isso aconteça”, afirma a assistente social.
Para o agente penitenciário e chefe da unidade, Alexsandro Luz, o processo possibilitará novas perspectivas na vida dos custodiados. “Através da educação, propiciamos condições para que os reeducandos recomecem suas vidas de forma digna após o cumprimento da pena. A educação representa esperança na vida dos internos”, comenta Luz.
Educação nos presídios
Em Maceió, doze apenados já cursam o ensino superior no Complexo Penitenciário pela modalidade EAD. Destes, onze cumprem pena no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) e outro no Presídio Cyridião Durval. Os estudantes estão matriculados nos cursos de Administração, Gestão de Recursos Humanos, Geografia, História e Ciências Contábeis
Veja também
Últimas notícias

Homem é preso por agredir esposa e brigar com policiais em Craíbas

Homem é executado em São Miguel dos Campos e suspeito é preso após ser baleado pelo comparsa

Filho dá marretadas na cabeça do pai no bairro Santa Lúcia durante bebedeira

Motorista morre ao tombar caçamba no município de Colônia Leopoldina

Domingo de natação em Penedo promete movimentar orla do Barro Vermelho

Em parceria com Hospital Santa Rita, prefeitura inicia mutirão de cirurgias e atende mais de 300 pessoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
