Diretora da rede estadual representa Alagoas em intercâmbio nos EUA

A professora Fátima Pimentel vai vivenciar a partir deste sábado (3) uma experiência única em sua trajetória como educadora: ela vai representar Alagoas em um intercâmbio educacional nos Estados Unidos, onde conhecerá a realidade educacional daquele país. A viagem é um prêmio para os 27 gestores vencedores das etapas estaduais do Prêmio Gestão Escolar (PGE).
O PGE é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) que visa reconhecer as práticas exitosas de gestão escolar e estimular as escolas a fazer autoavaliação. Em Alagoas, a Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, de Teotônio Vilela, onde Fátima é diretora, foi a vencedora da etapa alagoana do prêmio, conquistando o título de Referência Estadual.
Em sua 16ª edição, o PGE contou com quatro mil projetos inscritos. Em Alagoas, segundo dados da organização do PGE, 386 unidades de ensino fizeram sua inscrição inicial no prêmio e, destas, 164 concluíram a inscrição - são consideradas inscritas aquelas unidades que cumpriram todos os trâmites exigidos pelo Consed, o que inclui cadastro; autoavaliação; elaboração do plano de melhorias e envio eletrônico de toda a documentação solicitada. Ao todo, 15% de todas as escolas públicas estaduais e municipais de Alagoas participaram do PGE.
Preparação
Fátima embarcou para Brasília no último dia 28, onde permanece até esta sexta-feira (2), participando de preparativos para a viagem aos Estados Unidos. Na quinta-feira (1º), o grupo de gestores foi recebido em almoço oferecido pela Embaixada dos EUA no Brasil, parceira do Consed no intercâmbio.
Nos EUA, o grupo terá uma série de atividades que incluem visitas a universidades, escolas e reuniões com diretores e conselhos escolares nos Estados de Maryland e Arizona e na capital Washington DC. Lá permanece até o dia 13 de março, retornando no dia 14 de março ao Brasil.
“Para mim, é uma honra e uma alegria representar o meu Estado em um intercâmbio deste porte. Todos estamos felizes e com muita expectativa, pois além disso, teremos a chance de conhecermos novas culturas”, diz Fátima.
Veja também
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
