Diretora da rede estadual representa Alagoas em intercâmbio nos EUA
A professora Fátima Pimentel vai vivenciar a partir deste sábado (3) uma experiência única em sua trajetória como educadora: ela vai representar Alagoas em um intercâmbio educacional nos Estados Unidos, onde conhecerá a realidade educacional daquele país. A viagem é um prêmio para os 27 gestores vencedores das etapas estaduais do Prêmio Gestão Escolar (PGE).
O PGE é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) que visa reconhecer as práticas exitosas de gestão escolar e estimular as escolas a fazer autoavaliação. Em Alagoas, a Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, de Teotônio Vilela, onde Fátima é diretora, foi a vencedora da etapa alagoana do prêmio, conquistando o título de Referência Estadual.
Em sua 16ª edição, o PGE contou com quatro mil projetos inscritos. Em Alagoas, segundo dados da organização do PGE, 386 unidades de ensino fizeram sua inscrição inicial no prêmio e, destas, 164 concluíram a inscrição - são consideradas inscritas aquelas unidades que cumpriram todos os trâmites exigidos pelo Consed, o que inclui cadastro; autoavaliação; elaboração do plano de melhorias e envio eletrônico de toda a documentação solicitada. Ao todo, 15% de todas as escolas públicas estaduais e municipais de Alagoas participaram do PGE.
Preparação
Fátima embarcou para Brasília no último dia 28, onde permanece até esta sexta-feira (2), participando de preparativos para a viagem aos Estados Unidos. Na quinta-feira (1º), o grupo de gestores foi recebido em almoço oferecido pela Embaixada dos EUA no Brasil, parceira do Consed no intercâmbio.
Nos EUA, o grupo terá uma série de atividades que incluem visitas a universidades, escolas e reuniões com diretores e conselhos escolares nos Estados de Maryland e Arizona e na capital Washington DC. Lá permanece até o dia 13 de março, retornando no dia 14 de março ao Brasil.
“Para mim, é uma honra e uma alegria representar o meu Estado em um intercâmbio deste porte. Todos estamos felizes e com muita expectativa, pois além disso, teremos a chance de conhecermos novas culturas”, diz Fátima.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
