Diretora da rede estadual representa Alagoas em intercâmbio nos EUA
A professora Fátima Pimentel vai vivenciar a partir deste sábado (3) uma experiência única em sua trajetória como educadora: ela vai representar Alagoas em um intercâmbio educacional nos Estados Unidos, onde conhecerá a realidade educacional daquele país. A viagem é um prêmio para os 27 gestores vencedores das etapas estaduais do Prêmio Gestão Escolar (PGE).
O PGE é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) que visa reconhecer as práticas exitosas de gestão escolar e estimular as escolas a fazer autoavaliação. Em Alagoas, a Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, de Teotônio Vilela, onde Fátima é diretora, foi a vencedora da etapa alagoana do prêmio, conquistando o título de Referência Estadual.
Em sua 16ª edição, o PGE contou com quatro mil projetos inscritos. Em Alagoas, segundo dados da organização do PGE, 386 unidades de ensino fizeram sua inscrição inicial no prêmio e, destas, 164 concluíram a inscrição - são consideradas inscritas aquelas unidades que cumpriram todos os trâmites exigidos pelo Consed, o que inclui cadastro; autoavaliação; elaboração do plano de melhorias e envio eletrônico de toda a documentação solicitada. Ao todo, 15% de todas as escolas públicas estaduais e municipais de Alagoas participaram do PGE.
Preparação
Fátima embarcou para Brasília no último dia 28, onde permanece até esta sexta-feira (2), participando de preparativos para a viagem aos Estados Unidos. Na quinta-feira (1º), o grupo de gestores foi recebido em almoço oferecido pela Embaixada dos EUA no Brasil, parceira do Consed no intercâmbio.
Nos EUA, o grupo terá uma série de atividades que incluem visitas a universidades, escolas e reuniões com diretores e conselhos escolares nos Estados de Maryland e Arizona e na capital Washington DC. Lá permanece até o dia 13 de março, retornando no dia 14 de março ao Brasil.
“Para mim, é uma honra e uma alegria representar o meu Estado em um intercâmbio deste porte. Todos estamos felizes e com muita expectativa, pois além disso, teremos a chance de conhecermos novas culturas”, diz Fátima.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
