Seagri distribue "filhotes de peixe" para combater mosquito da dengue
No Sertão alagoano, a população já passa a contar com aliados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue: os alevinos de tilápias. O controle biológico é uma parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e a secretaria municipal de saúde de Santana do Ipanema.
Dados da coordenação municipal de Endemias revelam que na comunidade Areia Branca, zona rural de Santana do Ipanema, o índice de infestação predial do mosquito da Dengue foi reduzido de 9,05 para 2,81. A redução foi possível com a utilização dos alevinos no combate às larvas do Aedes aegypti.
Desde 2015, a superintendência de Aquicultura da Seagri vem fazendo a distribuição de alevinos ao município de Santana do Ipanema. No total, já foram utilizados 35 mil alevinos em cisternas e reservatórios de água nas residências para o combate às larvas do Aedes aegypti.
Como informa Gildo Gomes, coordenador municipal de endemias, para facilitar ainda mais o trabalho com os alevinos, foi montado um “berçário”, na sede da secretaria municipal de saúde, onde eles são depositados para serem usados nos domicílios. “Quando os alevinos são colocados nas cisternas, percebe-se que as larvas desaparecem”.
Luciano Barros, superintendente de Aquicultura da Seagri, informa que os municípios que tenham interesse pelos alevinos de tilápias para o uso de combate ao mosquito Aedes aegypti, podem encaminhar ofício à Seagri. “Nosso objetivo é atender da melhor forma possível às demandas dos municípios”.
Veja também
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
