Alagoas

Eletrobras Alagoas promove programa Anticorrupção para seus fornecedores

Por Assessoria 15/03/2018 11h11
Eletrobras Alagoas promove programa Anticorrupção para seus fornecedores
Eletrobras Alagoas - Foto: Reprodução/Internet

Com os escândalos de corrupção em empresas públicas e privadas, a palavra integridade tem sido tema recorrente nos últimos anos. A busca por normas de integridade, por estar em conformidade com as leis, aumentaram no país. Seguindo a tendência mundial, a Eletrobras Distribuição Alagoas tem realizado ações de integridade na empresa com os colaboradores e fornecedores.

Como ação desenvolvida em 2018, a gerência ampliou a divulgação do Programa de Compliance existente na empresa desde 2015, disponibilizando as versões atualizadas do Código de Ética e Conduta e do Manual de Compliance para seus fornecedores. A ação segue recomendação do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e tem a finalidade de diminuir o risco de corrupção e fraudes, bem como aumentar a capacidade de detecção e remediação das irregularidades que possam ocorrer.

Para Ylmara Torres, gerente de Integridade da Eletrobras, as ações desenvolvidas e o feedback recebido pelos fornecedores mostram que a Empresa está no caminho certo na divulgação de boas práticas. “A ação surgiu com o propósito de informar e de mostrar aos públicos que esta é uma área cada vez mais fortalecida para a prática de valores éticos e promoção da integridade no ambiente institucional. É gratificante atuar na orientação do respeito às regras estabelecidas e auxiliar na tomada de decisões corretas”. Afirmou, Ylmara.

COMPLIANCE - O programa de Compliance visa incentivar os colaboradores da Empresa a praticar atitudes íntegras e em conformidade com as regras da Lei 12.846/2013. A Lei é regulamentada pelo decreto 8.420/2015 e prevê punição tanto para pessoas físicas como jurídicas envolvidas em práticas irregulares. Nela são tipificadas dois tipos de corrupção: a passiva, quando alguém recebe propina para beneficiar outrem, e a ativa, quando alguém oferece propina para ser beneficiado.

Desde 2010, as empresas do Sistema Eletrobras trabalham de forma integrada e única com a utilização de um só Código de Ética. Fruto de uma realização conjunta, de um trabalho compartilhado e com o mesmo objetivo, o documento foi criado para unificar e sistematizar procedimentos que possam resultar em melhores práticas de comportamento por parte de todos os empregados.