Eletrobras Alagoas promove programa Anticorrupção para seus fornecedores
Com os escândalos de corrupção em empresas públicas e privadas, a palavra integridade tem sido tema recorrente nos últimos anos. A busca por normas de integridade, por estar em conformidade com as leis, aumentaram no país. Seguindo a tendência mundial, a Eletrobras Distribuição Alagoas tem realizado ações de integridade na empresa com os colaboradores e fornecedores.
Como ação desenvolvida em 2018, a gerência ampliou a divulgação do Programa de Compliance existente na empresa desde 2015, disponibilizando as versões atualizadas do Código de Ética e Conduta e do Manual de Compliance para seus fornecedores. A ação segue recomendação do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e tem a finalidade de diminuir o risco de corrupção e fraudes, bem como aumentar a capacidade de detecção e remediação das irregularidades que possam ocorrer.
Para Ylmara Torres, gerente de Integridade da Eletrobras, as ações desenvolvidas e o feedback recebido pelos fornecedores mostram que a Empresa está no caminho certo na divulgação de boas práticas. “A ação surgiu com o propósito de informar e de mostrar aos públicos que esta é uma área cada vez mais fortalecida para a prática de valores éticos e promoção da integridade no ambiente institucional. É gratificante atuar na orientação do respeito às regras estabelecidas e auxiliar na tomada de decisões corretas”. Afirmou, Ylmara.
COMPLIANCE - O programa de Compliance visa incentivar os colaboradores da Empresa a praticar atitudes íntegras e em conformidade com as regras da Lei 12.846/2013. A Lei é regulamentada pelo decreto 8.420/2015 e prevê punição tanto para pessoas físicas como jurídicas envolvidas em práticas irregulares. Nela são tipificadas dois tipos de corrupção: a passiva, quando alguém recebe propina para beneficiar outrem, e a ativa, quando alguém oferece propina para ser beneficiado.
Desde 2010, as empresas do Sistema Eletrobras trabalham de forma integrada e única com a utilização de um só Código de Ética. Fruto de uma realização conjunta, de um trabalho compartilhado e com o mesmo objetivo, o documento foi criado para unificar e sistematizar procedimentos que possam resultar em melhores práticas de comportamento por parte de todos os empregados.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
