Alagoas

Serviço de Atendimento Domiciliar chega a Piranhas e outros três municípios

Cidades de Rio Largo, Porto Real do Colégio e São Sebastião passam a contar com o serviço

Por Sertão na Hora 18/03/2018 09h09
Serviço de Atendimento Domiciliar chega a Piranhas e outros três municípios
Cidades de Rio Largo, Porto Real do Colégio e São Sebastião passam a contar com o serviço - Foto: Divulgação

 

As cidades de Rio Largo, Porto Real do Colégio, São Sebastião e Piranhas passam a contar com o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). O programa é composto por diversos profissionais da saúde, que realizam atendimento no domicílio das pessoas que necessitam de cuidados mais intensivos.

O programa já está implantado nas cidades de União dos Palmares, Santana do Ipanema, Teotônio Vilela, Atalaia, Campo Alegre, Junqueiro, Girau do Ponciano, Palmeira dos Índios, Viçosa, São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro, Maceió e Arapiraca.

A coordenadora da Rede da Urgência da Sesau, Rosana Cardoso, explica que o programa atende a pacientes crônicos, que podem ser acompanhados em suas residências, por equipes multidisciplinares. “Com isso, ele ganha em conforto e proximidade com familiares, evitando assim hospitalizações desnecessárias. Além disso, melhora a gestão dos leitos hospitalares”, salientou.

 

Capacitação

 

As equipes do Sad são formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esses profissionais estão passando por capacitação. A coordenadora da Rede da Urgência da Sesau ressaltou que a assistência em domicílio pode ser solicitada pelas equipes que atuam no Programa Saúde da Família (PSF), na unidade hospitalar ou, ainda, por familiares do paciente que queiram acompanhar o tratamento em casa.