Saúde

Sesau inicia processo licitatório para construção de mais duas UPAs em Maceió

Unidades serão construídas nos bairros Jacintinho e Tabuleiro do Martins

Por Agência Alagoas 02/03/2018 07h07
Sesau inicia processo licitatório para construção de mais duas UPAs em Maceió
Novas UPAs de Maceió irão funcionar no mesmo estilo das já existentes no Trapiche e Benedito Bentes - Foto: Olival Santos

A Comissão Especial de Licitações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nesta quinta-feira (1º), o processo licitatório para a construção de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Maceió. Os novos equipamentos de saúde, que irão assegurar atendimento intermediário entre atenção básica e a alta e média complexidades, serão localizados nos bairros Jacintinho e Tabuleiro do Martins.

Pela primeira vez, o processo licitatório foi realizado pela Sesau, de forma eletrônica, e ocorreu na própria sede do órgão. Isso porque, anteriormente, eram realizadas pela Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

De acordo com Washington Luiz Costa Júnior, presidente da Comissão Estadual de Licitação do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), o processo ocorre por meio da nova ferramenta eletrônica no Sistema de Compras do Governo Federal, o portal Comprasnet.

Por meio do dele, a população alagoana pode acompanhar a realização de processos eletrônicos de aquisições e disponibilização de informações referentes às licitações e contratações promovidas pelo Governo.

“Com essa modalidade é possível que a consulta seja feita de forma eletrônica, que traz maior transparência, e permite à sociedade acompanhar todo o processo de licitação pelo computador. Mediante esta ferramenta, ela vai poder colaborar com o controle das ações do Governo, no intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam”, informou o presidente.

Segundo Washington Luiz Costa Júnior, o objetivo é que, até o final da próxima semana, os processos licitatórios sejam finalizados para, posteriormente, encaminhá-los à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O órgão irá validar a documentação e autorizar a contratação da empresa vencedora.

“Essa comissão foi criada pelo governador Renan Filho justamente para dar uma celeridade ainda maior a essas licitações, uma vez que a população maceioense precisa de serviços de saúde públicos qualificados, tais como as UPAs e hospitais. E, claro, isso não seria possível sem o apoio do secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, e do secretário executivo de Gestão Interna, Delano Sobral Rolim”, frisou.

Conforme o assessor de Engenharia da Sesau, Guilherme Soares, após a assinatura da ordem de serviço, pelo governador Renan Filho e o secretário Christian Teixeira, a construção das duas unidades será realizada simultaneamente.

As UPAs serão do tipo III e vão ter capacidade para atender até 350 pacientes por dia, nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. As UPAs do Jacintinho e Tabuleiro do Martins disporão do serviço de classificação de risco, sala de nebulização, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-x e eletrocardiograma.

As UPAs funcionarão 24 horas por dia, sete dias por semana e poderão resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre altas, fraturas, cortes, derrame e infarto.

“Essa é uma das medidas que o governador do Estado tem colocado no seu cronograma da gestão, ao trazer inúmeros benefícios na área de saúde aos alagoanos, principalmente para a capital, onde a demanda por atendimento é muito grande. Com a construção dessas UPAs temos a certeza que o fluxo do Hospital Geral do Estado [HGE] vai diminuir”, afirmou.