[Vídeo] Terreno da Prefeitura de Arapiraca é usado para faturar ilicitamente
Um terreno, pertencente ao patrimônio coordenado pela Prefeitura de Arapiraca, está sendo utilizado para fins privados. Esta foi a constatação que a equipe do 7Segundos teve quando chegou ao “Estacionamento Paulista”, que fica situado próximo à sede da própria prefeitura da cidade.
Segundo o artigo 99 do Código Civil brasileiro (Lei nº 10.406/2002), um bem público sem uso ou finalidade pode ser emprestado, desde que tenha autorização da Administração ao qual é vinculado (neste caso, à gestão municipal de Arapiraca). A Constituição alagoana e a Lei Orgânica de Arapiraca preveem, ainda, que o empréstimo de um bem público municipal com fins remunerativos só pode acontecer mediante aprovação da Câmara Municipal e sanção do chefe do Executivo (neste caso, o prefeito Rogério Teófilo).
Hoje, o imóvel citado é pertencente ao patrimônio arapiraquense, e usado para fins privados: um estacionamento que tem lucro sobre seus clientes e sem nenhum benefício ofertado à população em troca de seu uso. Vale ressaltar que a localização do terreno é favorecida, visto que se encontra próximo ao Arapiraca Garden Shopping, região de grande movimentação de veículos. Outro lembrete importante é que casos como esse foram alvo de constantes críticas por parte de Rogério Teófilo durante a campanha eleitoral, que acusava a antiga gestão de usos indevidos do patrimônio público.
A reportagem do 7Segundos entrou em contato com o responsável pelo estacionamento: um homem identificado apenas como “Paulista”. Questionado sobre quem seria o dono do terreno, Paulista alegou que o imóvel pertence a ele e que foi um bem herdado de família.
A Prefeitura de Arapiraca confirmou que o terreno em questão é sim propriedade do município de Arapiraca, e justificou em nota:
“O terreno pertence a Prefeitura de Arapiraca e o estacionamento citado está funcionando no local de forma irregular. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras (Seduo) pretende realizar uma ação de fiscalização e construir um muro no local para evitar a utilização de forma indevida.
O objetivo da prefeitura é que no terreno seja construído um anexo ao Centro Administrativo Municipal onde funcionará a Coordenadoria Geral de Licitações, a Procuradoria Geral do Município, Controladoria Geral do Município, Instituto Municipal de Previdência Social (Imprev), e um almoxarifado”.
Enquanto o uso indevido do terreno não for cessado, quem está recebendo os lucros obtidos com ele?
Confira nossa matéria em vídeo:
Veja também
Últimas notícias
Marinha resgata 8 pessoas no mar de Cabo Frio após pouso forçado
PM apreende arsenal e líderes de organização criminosa são neutralizados em Rio Largo
Caminhão sem freios atinge motocicleta e causa morte de mulher no Sertão de Alagoas
Contribuição mensal do MEI sobe para R$ 81,05 em 2026
Moraes autoriza visitas de filhos e enteada a Bolsonaro
Loja oficial do CSA é furtada e ação é registrada por câmeras de segurança
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
