Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas está com inscrições abertas
Procedimento deve ser feito no site www.obmep.org.br até 2 de abril; ano passado, Alagoas teve 87 medalhistas na competição

Escolas públicas e privadas de todo o país já podem se inscrever na 14ª edição da Olimpíada de Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O procedimento deve ser efetuado até 2 de abril no site www.obmep.org.br e as provas da primeira fase estão previstas para o dia 5 de junho.
Uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP visa promover o interesse pelo estudo da matemática entre alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio, despertar talentos e incentivar o aperfeiçoamento de professores. Em Alagoas, a Olimpíada é organizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Em 2017, Alagoas teve 87 medalhistas na OBMEP: quatro ouros, oito pratas e 75 bronzes. Dentre os medalhistas, 82 são de alunos da rede pública e cinco das escolas privadas. Além disso, o Estado obteve 374 Menções Honrosas - quando aluno chega perto de obter uma medalha e - premiações para 19 escolas e 17 professores da rede pública. Pela rede estadual, foram 17 medalhistas de bronze.
Incentivo
A secretária executiva da Educação, Laura Souza, destaca a importância da participação dos alunos e escolas na competição. “A OBMEP mostra um outro aspecto da matemática e catalisa todo um processo de aprendizagem, pois quando o estudante se envolve na competição, ele tem mais estímulo para o estudo da disciplina”, avalia Laura.
Ela conta que, além de incentivar as escolas a participarem das olimpíadas de conhecimento, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem investido na formação de professores. “Temos feito muita formação continuada e também inauguramos o Efex, espaço de formação e experimentação em tecnologias e inovação. Além disso, temos conversado com o Departamento de Matemática da Ufal para pensarmos uma formação de acordo com as demandas de nossa rede”, complementa.
Participação
O coordenador da OBMEP em Alagoas, professor Adelailson Peixoto, diz que a Olimpíada traz consigo oportunidades tanto para alunos como professores. “A OBMEP disponibiliza um material riquíssimo para professores trabalharem em sala de aula e os alunos medalhistas também têm um contato prévio com a pesquisa graças ao nosso Programa de Iniciação Científica, o PIC. Por isso, é muito importante que as escolas, não importa a rede, incentivem os estudantes a participarem da Olimpíada”, destaca.
Segundo Adelailson, em 2017 Alagoas teve um recorde de medalhistas, com 60% dos municípios premiados com pelo menos uma Menção Honrosa. "Tivemos um recorde de ouros, uma marca que só havíamos alcançado em 2011, e uma grande quantidade de bronzes e Menções Honrosas. Para se ter uma Menção Honrosa, por exemplo, cada aluno precisou superar 360 concorrentes ", informa.
Veja também
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
