Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas está com inscrições abertas
Procedimento deve ser feito no site www.obmep.org.br até 2 de abril; ano passado, Alagoas teve 87 medalhistas na competição
Escolas públicas e privadas de todo o país já podem se inscrever na 14ª edição da Olimpíada de Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O procedimento deve ser efetuado até 2 de abril no site www.obmep.org.br e as provas da primeira fase estão previstas para o dia 5 de junho.
Uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP visa promover o interesse pelo estudo da matemática entre alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio, despertar talentos e incentivar o aperfeiçoamento de professores. Em Alagoas, a Olimpíada é organizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Em 2017, Alagoas teve 87 medalhistas na OBMEP: quatro ouros, oito pratas e 75 bronzes. Dentre os medalhistas, 82 são de alunos da rede pública e cinco das escolas privadas. Além disso, o Estado obteve 374 Menções Honrosas - quando aluno chega perto de obter uma medalha e - premiações para 19 escolas e 17 professores da rede pública. Pela rede estadual, foram 17 medalhistas de bronze.
Incentivo
A secretária executiva da Educação, Laura Souza, destaca a importância da participação dos alunos e escolas na competição. “A OBMEP mostra um outro aspecto da matemática e catalisa todo um processo de aprendizagem, pois quando o estudante se envolve na competição, ele tem mais estímulo para o estudo da disciplina”, avalia Laura.
Ela conta que, além de incentivar as escolas a participarem das olimpíadas de conhecimento, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem investido na formação de professores. “Temos feito muita formação continuada e também inauguramos o Efex, espaço de formação e experimentação em tecnologias e inovação. Além disso, temos conversado com o Departamento de Matemática da Ufal para pensarmos uma formação de acordo com as demandas de nossa rede”, complementa.
Participação
O coordenador da OBMEP em Alagoas, professor Adelailson Peixoto, diz que a Olimpíada traz consigo oportunidades tanto para alunos como professores. “A OBMEP disponibiliza um material riquíssimo para professores trabalharem em sala de aula e os alunos medalhistas também têm um contato prévio com a pesquisa graças ao nosso Programa de Iniciação Científica, o PIC. Por isso, é muito importante que as escolas, não importa a rede, incentivem os estudantes a participarem da Olimpíada”, destaca.
Segundo Adelailson, em 2017 Alagoas teve um recorde de medalhistas, com 60% dos municípios premiados com pelo menos uma Menção Honrosa. "Tivemos um recorde de ouros, uma marca que só havíamos alcançado em 2011, e uma grande quantidade de bronzes e Menções Honrosas. Para se ter uma Menção Honrosa, por exemplo, cada aluno precisou superar 360 concorrentes ", informa.