Dia D do Governo Presente chega nesta sexta-feira (23) à Olivença
Depois de passar, esta semana, pelos municípios de Colônia Leopoldina e Piranhas, o Dia D do Governo Presente chega a Olivença, no Sertão de Alagoas, nesta sexta-feira (23). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estará participando da ação para beneficiar a população local com serviços de saúde, prevenção de doenças e fatores de risco.
Na ocasião, a população do município contará com medição de glicemia e testes rápidos de hepatites virais, HIV e sífilis. De acordo com Svetlana Barros, coordenadora do Dia D do Governo Presente da Sesau, o procedimento levará em torno de 30 a 40 minutos, incluindo-se o tempo de aconselhamento, que acompanhará a entrega do resultado. Também serão entregues panfletos educativos sobre a sífilis e preservativos masculinos e femininos.
Para quem quiser atualizar o calendário vacinal, estarão disponíveis as vacinas de hepatite A e B, dT, dTpa, pneumocócica, varicela, influenza, rotavírus, doença meningocócica, penta valente, VIP, VOLP, tetra e tríplice viral.
Aos motociclistas, serão entregues os manguitos Uv, uma ótima opção para proteger a pele do envelhecimento e das manchas, uma vez que eles ficam muito tempo com os braços expostos ao sol. Por meio de um insetário mostrando toda a evolução do mosquito Aedes aegypti, a população será orientada sobre como evitar a proliferação do vetor, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Além do mais, eles receberão soluções de hipoclorito de sódio para purificar a água para consumo e uso humano, visando reduzir as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias causadores de hepatite A, diarreia, rotavírus e cólera. A população terá acesso à ginástica laboral e funcional, massagens relaxantes e kits, com frutas da época, tornando os lanches variados, saborosos e frescos.
Durante a ação, as crianças receberão, ainda, kits de escovas, e serão orientadas sobre a importância de cuidar da saúde bucal e de trocar da escova todas as vezes que as cerdas estiverem desgastadas. “É necessário cuidar dos dentes desde pequeno, então estamos tendo o cuidado de orientar os alunos das escolas sobre a importância com a higiene bucal. E através da parceria com Secretaria Municipal de Maceió conseguiremos realizar a distribuição dos kits de escovas para que eles possam escovar diariamente”, ressaltou Svetlana Barros.
Veja também
Últimas notícias
Secretária de Saúde de Maragogi representa o Cosems-AL em reunião sobre o programa “Agora Tem Especialistas”
Megavazamento do Gmail: como saber se seus dados foram vazados
Governo inaugura centro de atendimento a crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência
Zona de guerra: Criminosos usam drones para lançar bombas contra policiais no Rio de Janeiro
Youtuber condenado viralizou com pegadinhas de duplo sentido
Óleo diesel na pista provoca acidentes próximo ao Mercado do Artesanato de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
