Doria lança aplicativo de táxi em São Paulo
O prefeito da cidade de São Paulo, João Doria (PSDB), lançou nesta segunda-feira (2) o aplicativo SP Táxi. Em evento semelhante a uma campanha eleitoral, o tucano, que deixa o cargo nesta semana para ser candidato ao governo do estado, foi até o Vale do Anhangabaú discursar para os que aguardavam ao lado de fora da sede da Prefeitura.
A iniciativa surgiu de uma parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro, onde já funciona o Táxi.Rio, que já conta com 16 mil taxistas cadastrados. Semelhante a outros apps de chamada de táxi, o novo serviço permitirá que os motoristas concedam descontos aos passageiros.
Características do SP Táxi, segundo a Prefeitura:
- Previsão do valor da corrida anunciado no momento do pedido;
- Avaliação dos taxistas ao fim da corrida;
- Pagamento apenas com cartões de crédito ou débito e dinheiro (opção de pagar pelo aplicativo ainda não está disponível);
- Concessão de descontos de até 40% aos passageiros;
- Taxistas mais bem avaliados serão premiados com prioridade em bolsões de táxis de grandes eventos, como shows e jogos de futebol;
- Os com piores avaliações serão chamados ao Departamento de Transportes Públicos (DTP).
O aplicativo já está disponível para aparelhos com sistema operacional Android e pode ser baixado no Google Play. A Prefeitura afirma que ele está sendo desenvolvido para iOS.
Segundo o prefeito, nesta fase inicial não haverá cobrança de taxa de adesão dos taxistas. Ele acrescentou que 8 mil taxistas já utilizam o SP Táxi. “A nossa expectativa é que, ao final do mês de maio, estejamos beirando 30 mil dos 38 mil taxistas da cidade de São Paulo”, disse Doria.
A Prefeitura não divulgou ainda qual o valor da taxa a ser cobrada dos taxistas que optem pelo aplicativo. Segundo o secretário municipal dos Transportes, Sérgio Avelleda, ela será meramente para recuperar despesas com a administração do programa. “Acreditamos que, em hipótese nenhuma, será superior a 3%, 4% do valor da corrida.”
O secretário acrescentou que não haverá tarifa dinâmica – tipo de cobrança variável da tarifa, baseada na procura pelo serviço, que atualmente é utilizada nos aplicativos de transporte individual, como Uber.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
