Nona edição do Governo Presente no Agreste contará com ações ambientais
Equipes do IMA/AL preparam diversas atividades como atendimento ao CAR, plantios de mudas, construção de fossas agroecológicas, entre outros

Nos próximos dias 5, 6 e 7 de abril o governo de Alagoas estará levando mais uma edição do Governo Presente, desta vez para os municípios do Agreste do Estado. Com isso, o Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) planeja diversas ações a serem integradas na programação da nona edição do projeto.
Uma das grandes preocupações do órgão ambiental é incentivar a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), tendo em vista que o prazo para que proprietários estejam cadastrados encerra dia 31 de maio. Por isso uma equipe estará já na quarta-feira (4), um dia antes da abertura oficial, na Central Já de Arapiraca atendendo os pequenos proprietários que ainda não se cadastraram. Sendo assim os interessados terão quatro dias para se regularizar.
Outro propósito do Instituto é incentivar a arborização no agreste alagoano levando o projeto Alagoas Mais Verde para a região. Na quinta-feira (7) e sexta-feira (8) uma equipe realiza o plantio de duas mil mudas nos municípios de Craíbas e Limoeiro de Anadias, que ainda receberão doações de mais quatro mil espécies nativas para posterior plantio.
O IMA ainda doará outras quatro mil mudas para diversas cidades do agreste, totalizando 10 mil mudas distribuídas durante o Governo Presente.
Também serão instaladas três fossas agroecológicas em Craíbas, Limoeiro de Anadias e Arapiraca, em duas escolas e uma associação de agricultoras. Além de filtrar o esgoto, essas fossas servem na produção de frutos para consumo, funcionando muito bem como um projeto de educação ambiental a ser trabalhado com estudantes da rede pública de ensino.
A educação ambiental também será pautada por meio da já conhecida gincana ambiental do órgão que leva jogos que tratam da biodiversidade alagoana para diversas escolas. A competição acontece em Giraldo Pociano e Taquarana.
Na manhã da sexta-feira a equipe de fauna do órgão soltará mais de 100 animais silvestres que encontram-se no Centro de Tratamento de Animais Silvestres (CETAS IMA/Ibama).
Para completar a presença do Instituto no Governo Presente, técnicos do setor de licenciamento estarão entregando licenças ambientais, que foram concedidas pelo órgão, para empreendimentos que beneficiem a população do agreste alagoano.
Veja também
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
