Polícia

[Vídeo] Delegado detalha prisão de Fabinho Aurélio, ex-prefeito de Girau do Ponciano

Por 7Segundos 04/04/2018 12h12
[Vídeo] Delegado detalha prisão de Fabinho Aurélio, ex-prefeito de Girau do Ponciano
Delegado Regional de Arapiraca, Thiago Brado - Foto: 7Segundos

O delegado regional de Arapiraca, Thiago Prado, concedeu entrevista coletiva na 4ª Delegacia Regional de Polícia, em Arapiraca, sobre a prisão do ex-prefeito de Girau do Ponciano Fábio Rangel, conhecido como Fabinho Aurélio.

“Foi uma operação conjunta, envolvendo o Ministério Público Estadual, através do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e Promotoria de Girau do Ponciano, e também da 4ª DRP de Arapiraca, do qual estou à frente. A operação teve o apoio também dos policiais civis do 52º Distrito, e também dos policiais do Cisp de Girau do Ponciano. O objetivo desta ação foi desarticular um esquema, que ocorreu supostamente na gestão do ex-prefeito Fábio Rangel, no município de Girau do Ponciano, entre os anos de 2013 e 2016”, informa o delegado.

Thiago explica por quais crimes Fábio está sendo indiciado: “O objetivo desta ação é identificar elementos envolvidos no fornecimento irregular de água, através de carro-pipa. De acordo com a investigação, o Ministério Público desvendou que parte desses fornecimentos eram na verdade serviços fictícios, e que os valores eram repassados ao próprio ex-gestor municipal. Existe aí uma possível fraude à licitação, que é um crime, e também o delito de corrupção passiva e ativa. Ainda está sob investigação a participação de outros indivíduos”.

Segundo o delegado regional, o esquema teria uma rentabilidade de aproximadamente R$ 100 mil por mês de duração deste contrato. Sobre outros participantes do delito, Thiago explica que as investigações trabalham ainda em sigilo: “A gente não pode revelar todos os outros que estão no polo passivo desta investigação, mas algumas pessoas que estavam realizando estes serviços estão sendo ouvidas na manhã de hoje pela Polícia Civil, e eles responderão processos judiciais na própria Comarca de Girau do Ponciano”.

Além de Fábio Rangel, outra pessoa foi detida na operação: um “pipeiro”, motorista dos carros-pipa investigados, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. O delegado ressalta que, apesar de Fábio já ter sido preso duas outras vezes, trata-se de um novo processo: “Esta é uma nova ação penal que apura outros delitos. Portanto, não se trata de uma repetição de prisão”.

No momento da prisão, o ex-prefeito Fábio Rangel estava em sua residência, localizada em Arapiraca, e foi encontrado ainda com a tornozeleira eletrônica. O mesmo não reagiu à prisão, colaborando com o trabalho da PC. Foi feita também busca e apreensão em seu imóvel, alguns documentos foram apreendidos, e serão encaminhados para o MP para a devida análise.

O delegado não forneceu ainda informações sobre outros processos que trazem Fábio como réu. “São processos em que é respeitado o direito ao contraditório e à ampla defesa. Não necessariamente significa dizer que ele pode vir a ser preso ou indiciado em todas essas ações. O que se sabe é o que ocorreu hoje. Se haverá outras [prisões], só futuramente para sabermos”.