Semarh e Sebrae firmam convênio para capacitação de catadores
Incentivar à educação ambiental por meio da coleta seletiva tem sido uma prática constante nos municípios alagoanos. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) firmou um convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AL) com o objetivo de fortalecer as cooperativas e associações de catadores de resíduos sólidos.
Uma reunião realizada na segunda-feira (9), na sede do Sebrae, contou com a participação de 14 cooperativas de catadores com o intuito de expor o projeto de fortalecimento das cooperativas que tem a relevância de promover a sustentabilidade, destinando corretamente os resíduos, e gerando renda.
Inicialmente o projeto contempla 14 cooperativas de catadores que atuam nos municípios de Maceió; Arapiraca; Marechal Deodoro; Piranhas; Delmiro Gouveia; Palmeira dos Índios; Quebrangulo; São Miguel dos Campos; Campo Alegre e Coruripe. Nas 10 cidades serão executadas capacitações de melhorias no âmbito profissional e pessoal com a pretensão de ampliar a cooperativa e poder atender a um número maior de casas que optam por destinar corretamente os resíduos sólidos.
Durante dois anos, prazo estabelecido para a execução do projeto, o convênio consiste em capacitar os catadores sobre a gestão das cooperativas e associações para fortalecer o trabalho do catador com a intenção de diminuir o descarte incorreto dos resíduos.
O secretário Alexandre Ayres, reforça a importância do convênio que beneficia o meio ambiente e também os catadores.
“O fortalecimento das cooperativas e associações é de grande valia para cada vez mais aumentar o número de cooperados e casas que destinam os resíduos corretamente, no qual, ganha o meio ambiente e a população em geral”.
Alexandre Ayres esclarece ainda o trabalho de continuidade após o encerramento dos lixões.
“Não basta apenas fechar o lixão, o Estado tem apoiado os municípios antes e depois do encerramento para dar condições e direcionamento quanto à destinação correta dos resíduos. Trata-se de um planejamento feito pela Semarh que fortalece os municípios alagoanos dentro da Lei da Política Estadual de Resíduos Sólidos”, explica.
Últimas notícias
EUA e Irã negociam na Suíça em meio ao impasse com Israel no Líbano
Petrúcio Amorim desabafa sobre tentativa de retirá-lo da programação de evento durante show
Morre Robson Barros, ex-paquito da Xuxa, aos 57 anos
Motorista perde o controle e carro derruba telhado de casa em Arapiraca
Idoso fica ferido na cabeça após cair em cisterna desativada de São Sebastião
Acidente de moto deixa vítima fatal em Lagoa da Canoa
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
