Semarh e Sebrae firmam convênio para capacitação de catadores

Incentivar à educação ambiental por meio da coleta seletiva tem sido uma prática constante nos municípios alagoanos. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) firmou um convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AL) com o objetivo de fortalecer as cooperativas e associações de catadores de resíduos sólidos.
Uma reunião realizada na segunda-feira (9), na sede do Sebrae, contou com a participação de 14 cooperativas de catadores com o intuito de expor o projeto de fortalecimento das cooperativas que tem a relevância de promover a sustentabilidade, destinando corretamente os resíduos, e gerando renda.
Inicialmente o projeto contempla 14 cooperativas de catadores que atuam nos municípios de Maceió; Arapiraca; Marechal Deodoro; Piranhas; Delmiro Gouveia; Palmeira dos Índios; Quebrangulo; São Miguel dos Campos; Campo Alegre e Coruripe. Nas 10 cidades serão executadas capacitações de melhorias no âmbito profissional e pessoal com a pretensão de ampliar a cooperativa e poder atender a um número maior de casas que optam por destinar corretamente os resíduos sólidos.
Durante dois anos, prazo estabelecido para a execução do projeto, o convênio consiste em capacitar os catadores sobre a gestão das cooperativas e associações para fortalecer o trabalho do catador com a intenção de diminuir o descarte incorreto dos resíduos.
O secretário Alexandre Ayres, reforça a importância do convênio que beneficia o meio ambiente e também os catadores.
“O fortalecimento das cooperativas e associações é de grande valia para cada vez mais aumentar o número de cooperados e casas que destinam os resíduos corretamente, no qual, ganha o meio ambiente e a população em geral”.
Alexandre Ayres esclarece ainda o trabalho de continuidade após o encerramento dos lixões.
“Não basta apenas fechar o lixão, o Estado tem apoiado os municípios antes e depois do encerramento para dar condições e direcionamento quanto à destinação correta dos resíduos. Trata-se de um planejamento feito pela Semarh que fortalece os municípios alagoanos dentro da Lei da Política Estadual de Resíduos Sólidos”, explica.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
