Curso de Sistemas de Informação da Ufal é conceituado com nota 4 pelo Inep
O curso de Sistema de Informação da Ufal, Unidade Penedo, foi conceituado com nota 4 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apresentando um perfil de qualidade muito bom. A comissão de avaliação esteve presente na Universidade entre os dias 18 e 21 de março de 2018, analisando a documentação apresentada e visitando as instalações in loco.
Ao realizar as considerações sobre cada uma das três dimensões analisadas, e por considerar também os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente (Diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - Conaes), constam no relatório a atribuição de 3,93 para a organização didático-edagógica; 3,64 em Infraestrutura e o corpo docente e tutorial recebeu o conceito 4,27 .
Para o coordenador do curso, professor Dalgoberto Miguilino, essa conquista é compartilhada e perceptível na relação que há entre alunos e professores que aprimoram o comprometimento mútuo pelo ensino, pesquisa e extensão em Sistemas de Informação. “É excelente ser parte deste momento do curso, que enquanto coordenador, tive a honra e a oportunidade de ter docentes comprometidos e realizando com excelência suas atividades de ensino, pesquisa, gestão e extensão. Além dos técnicos que atenderam às mais diversas demandas do curso, e da primordial dedicação da coordenação geral da Ufal Penedo, da gestão do Campus Arapiraca. E é indiscutivelmente necessário citar os discentes, engajados e partícipes na construção do curso que culminou com a avaliação in loco do Inep/MEC e no reconhecimento dos nossos trabalhos através desta nota. Estamos felizes e prontos, rumo a novos desafios”, afirmou.
O próximo passo, segundo o coordenador da Unidade de Penedo, Alexandre Oliveira, é transformar o curso de SI não só em uma referência para a região, como para o Estado e o país. “A importância de cursos bem avaliados e referenciados trazem enormes avanços para a região, pois estimulam mão-de-obra extremamente eficiente e competitiva o que, sem dúvida, promovem o desenvolvimento socioeconômico da região, fixando o egresso e atraindo novos investimentos de TI”, explicou. Ele completa afirmando que a avaliação com nota 4 vem coroar um trabalho sério realizado pela coordenação do curso, com o apoio da coordenação geral da Unidade, da direção geral do Campus Arapiraca e da administração central da UFAL que “não mediram esforços para que o excelente conceito fosse alcançado”.
Para a procuradora Educacional Institucional, Jusciney Carvalho, esse conceito reflete a realidade do curso, considerando que tratou de um processo avaliativo envolvendo toda a comunidade acadêmica, o que demonstra a importância de um trabalho colaborativo. A professora pondera que, nos últimos três meses, na fase que antecedeu a visita do Inep, foi importante para uma mobilização interna, envolvendo a assessoria da Pró-reitoria de Graduação, a direção da Biblioteca Central, a Superintendência de Infra-Estrutura e o Núcleo de Tecnologia da Informação, além da P.E.I.
“Essas instâncias, reunidas com a coordenação, NDE [Núcleo Docente Estruturante] e representantes discentes do curso, na Unidade Educacional, priorizaram o atendimento das solicitações e exigências legais requeridas na avaliação in loco, que foram possíveis de serem atendidas em tempo hábil”, enfatizou Jusciney..
Para o trabalho foram dedicados esforços na organização e apresentação de toda documentação e estrutura didático-pedagógica do curso, ampliação do acervo bibliográfico, manutenção do elevador na Escola Manoel Soares, que garante a mobilidade de todos os que frequentam o local e, ainda, a entrega de 20 computadores novos para o laboratório de informática, a rede lógica e a garantia da conexão à internet. “Essa é uma conquista que, de fato, ajuda a ampliar a relação da Ufal com o mercado de trabalho e a sociedade alagoana, especialmente na área de TI, onde verificamos uma enorme carência no interior de Alagoas”, destacou.
O curso de Sistemas de Informação da EU Penedo do Campus Arapiraca foi criado por meio da Resolução Nº 65/2013 - Consuni/Ufal. Oferta 50 vagas por ano (2º semestre) e visa transformar o mercado produtivo local pela incorporação de inovações na área de tecnologia da informação. Isso requer profissionais que entendam a complexidade organizacional, em suas diversas dimensões, e façam uso de conceitos, metodologias, técnicas e ferramentas da área de SI para se instrumentalizar e atuar satisfatoriamente neste ambiente.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
