Operação apreende mais de 150kg de pescado impróprio para consumo em Penedo
Uma operação conjunta da Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Agrário de Penedo, realizada na manhã de sexta-feira (27), resultou na apreensão de cerca de 150kg de pescado impróprio para o consumo humano. Os peixes de várias espécies estavam sendo comercializados em carros de mão sem o mínimo de higiene, algo que já havia sido proibido pelos órgãos competentes e de forma insistente menosprezado pelos vendedores.
O Coordenador de Vigilância Sanitária de Penedo, Ângelo Mendes, explicou que o pescado retirado de circulação já havia sido condenado totalmente como impróprio para o consumo humano devido a exposição ao sol e condições em que se encontrava, sendo de imediato providenciado o derrame de creolina sobre os peixes para a partir de então serem encaminhados para o descarte final que poderia ser por incineração ou esmagamento em caminhão compactador que faz a coleta de lixo doméstico.
Questionado sobre a possibilidade de o pescado apreendido ser direcionado para pessoas carentes ou instituições filantrópicas e de caridade, Ângelo ressalta que a comunidade precisa entender que se a vigilância sanitária faz a apreensão devido aos peixes serem impróprios para o consumo humano, não seria ético e responsável, direcionar o produto para que instituições possam fazer proveito. “Não estamos falando de um alimento qualquer que está fora da validade. Estamos tratando de um produto que pode trazer sérios riscos à saúde do consumidor”, esclarece Ângelo.
O Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Agrário, Manoel Messias Lima, alerta para a necessidade de haver uma fiscalização constante para coibir a venda clandestina ou de produtos impróprios para o consumo humano, devido à situação de acondicionamento dos alimentos, principalmente os de origem animal que tem maior probabilidade de se tornar impróprio num curto espaço de tempo.
Veja também
Últimas notícias
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Homem é preso após torturar e manter esposa em cárcere privado em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
