Operação apreende mais de 150kg de pescado impróprio para consumo em Penedo
Uma operação conjunta da Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Agrário de Penedo, realizada na manhã de sexta-feira (27), resultou na apreensão de cerca de 150kg de pescado impróprio para o consumo humano. Os peixes de várias espécies estavam sendo comercializados em carros de mão sem o mínimo de higiene, algo que já havia sido proibido pelos órgãos competentes e de forma insistente menosprezado pelos vendedores.
O Coordenador de Vigilância Sanitária de Penedo, Ângelo Mendes, explicou que o pescado retirado de circulação já havia sido condenado totalmente como impróprio para o consumo humano devido a exposição ao sol e condições em que se encontrava, sendo de imediato providenciado o derrame de creolina sobre os peixes para a partir de então serem encaminhados para o descarte final que poderia ser por incineração ou esmagamento em caminhão compactador que faz a coleta de lixo doméstico.
Questionado sobre a possibilidade de o pescado apreendido ser direcionado para pessoas carentes ou instituições filantrópicas e de caridade, Ângelo ressalta que a comunidade precisa entender que se a vigilância sanitária faz a apreensão devido aos peixes serem impróprios para o consumo humano, não seria ético e responsável, direcionar o produto para que instituições possam fazer proveito. “Não estamos falando de um alimento qualquer que está fora da validade. Estamos tratando de um produto que pode trazer sérios riscos à saúde do consumidor”, esclarece Ângelo.
O Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Agrário, Manoel Messias Lima, alerta para a necessidade de haver uma fiscalização constante para coibir a venda clandestina ou de produtos impróprios para o consumo humano, devido à situação de acondicionamento dos alimentos, principalmente os de origem animal que tem maior probabilidade de se tornar impróprio num curto espaço de tempo.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
