HE do Agreste atendeu mais de 4 mil vítimas de acidentes no trânsito em 4 meses
Um levantamento feito pelo Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, revela que das 16.607 pessoas atendidas no primeiro quadrimestre deste ano, 4.007 foram vítimas de acidentes de trânsito. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (4), pelo Setor de Estatística da unidade hospitalar, que é referência no atendimento a politraumatizados para o Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
Desse total, 3.633 são pacientes que foram atendidos no HE do Agreste por conta de traumas ou ferimentos provocados nas quedas e colisões de motos. Conforme os dados divulgados, os acidentes com esses veículos representam 90% do total de ocorrências no trânsito. No ano passado, o hospital contabilizou 47.454 atendimentos, sendo 13.441 de acidentes com veículos e 11.768 de vítimas de quedas e colisões de motos.
O Hospital de Emergência do Agreste é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e atende pacientes oriundos de mais de 50 municípios alagoanos, além dos estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia. A unidade hospitalar é a principal porta de entrada para atendimento em casos de traumas de alta e média complexidade no interior de Alagoas.
Ainda de acordo com o levantamento feito no hospital, a maioria das vítimas é de jovens do sexo masculino com idade entre 20 e 29 anos. A ausência do uso de capacete e o consumo de bebidas alcoólicas estão presentes na maior parte dos atendimentos no hospital.
Constatação – Internado há 23 dias, por conta de uma queda de moto, o agricultor Niraldo Luiz dos Santos, 44 anos, é mais um a entrar nas estatísticas dos acidentes no trânsito na região.
Residente na cidade de Traipu, ele fraturou o pé esquerdo, já passou por duas cirurgias e continua em recuperação no hospital. “Estou recebendo muitos cuidados aqui, mas não vejo a hora de receber alta médica e retornar para casa”, confidenciou o paciente.
Maio Amarelo – Para conscientizar cada vez mais a população, principalmente os condutores de veículos, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) está mobilizando a sociedade em mais uma Campanha Maio Amarelo.
As ações irão ocorrer na capital e no interior para conscientizar os motoristas e pedestres sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e os cuidados para evitar acidentes.
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) também fará uma série de atividades. Além de campanhas educativas, serão realizadas novas blitzes nas cidades e rodovias, visando orientar o cidadão na luta por um trânsito mais seguro e humanizado.
Veja também
Últimas notícias
De cavadinha, Mota bate último pênalti, garante acesso do ASA e enlouquece torcida
Alex Bruno marcou. O ASA acreditou. E Arapiraca voltou para a Série C!
Com fala gravada de Bolsonaro, Flávio inicia corrida à Presidência
Carro capota e motorista fica ferido ao voltar de Festival em Água Branca
Daniel Barbosa reforça presença política em Maceió com adesivaço no Benedito Bentes
Acidente entre carro e ambulância é registrado em Viçosa
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
