Hospital de Emergência do Agreste registra redução de 17% no número de óbitos
Diminuição ocorreu em razão das estratégias no atendimento e melhorias na assistência
Graças a importantes melhorias estruturais realizadas no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, a exemplo da instalação de um novo tomógrafo, o número de óbitos na urgência e emergência caiu 17% em 2017.
Os dados constam do relatório divulgado pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da maior unidade pública de saúde do interior de Alagoas.
Para se ter ideia, no ano de 2016, o hospital contabilizou 47.709 atendimentos e 341 óbitos, o que representou uma taxa de morbidade da ordem 7,1%. No entanto, o mais recente levantamento, no período compreendido entre janeiro e dezembro do ano passado, mostra que o Hospital de Emergência do Agreste registrou 47.432 atendimentos a pacientes vítimas de traumas de Média e Alta Complexidade, com 283 óbitos.
Esse dado representa uma redução de 17% no número de mortes em relação ao mesmo período do ano anterior. O relatório aponta que a morbidade é maior entre as vítimas de agressão com arma de fogo e arma branca, que pode ser a faca ou facão. Já no ano de 2016 foram registrados 924 atendimentos e 50 pacientes faleceram.
De janeiro até dezembro do ano passado, o Hospital de Emergência do Agreste recebeu 735 pacientes com ferimentos provocados por arma de fogo e branca, com o registro de 35 óbitos. Os acidentes no trânsito também continuaram fazendo novas vítimas. No ano de 2016, foram contabilizados 8.609 atendimentos, sendo 8.199 a pacientes que sofreram ferimentos em colisões ou quedas de motos. O relatório mostra que 20 pessoas evoluíram para óbito.
Vítimas de acidentes no trânsito
No ano passado, o hospital recebeu 9.159 vítimas de acidentes no trânsito, com o registro de 8.609 vítimas de quedas e colisões de motos. Mesmo com o aumento das ocorrências, apenas 14 pessoas faleceram por conta das complicações dos ferimentos, o que representa uma redução da ordem de 30%.
A gerente do Hospital de Emergência do Agreste, médica Regiluce Santos, explica que diminuição dos óbitos é resultado da adoção das novas estratégias de atendimento, realizadas com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Regiluce Santos diz que o hospital vem desenvolvendo ações contínuas no acolhimento com classificação de risco, além de outras iniciativas com o fortalecimento do Núcleo Interno de Regulação (NIR), ordenamento dos procedimentos cirúrgicos eletivos e no trabalho da política de humanização no atendimento.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
