Alagoas é o 5º estado do país com maior número de pessoas mortas por policiais, diz pesquisa
Dados do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Portal g1, apontam o Estado de Alagoas como o 5º que mais registrou assassinatos de civis praticados por militares no ano de 2017 em todo o país..
De acordo com a pesquisa, em todo o território nacional no ano de 2017, cerca de 5.012 pessoas foram mortas pela polícia, um aumento de 19% com relação ao ano anterior. Já o número de policiais mortos pelos civis diminuiu em 15% (385 é o número de policiais assassinados no mesmo ano citado).
Alagoas - já apontado como o 5º estado com o maior índice de assassinatos motivados por policiais - registrou, em 2016, a morte de 108 pessoas pela polícia, o equivalente a 3,2 homicídios por cada grupo de 100 mil habitantes. Em 2017, esse número aumentou. Foram 141 pessoas assassinadas pela polícia, número equivalente à taxa de 4,2 mortes por 100 mil habitantes.
Já o número de homicídios e latrocínios contra policiais de Alagoas, nos mesmos anos apontados pela pesquisa, é de cinco assassinados (2016), e dois assassinatos (2017). Estes números foram repassados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas (SSP/AL).
A taxa de alagoanos mortos pela polícia só fica atrás do registrado no Amapá, com 8,3; Rio de Janeiro 6,7; Acre e Pará, ambos com 4,5. Logo em seguida, surge Alagoas, com 4,2.
A SSP/AL informa que o número de mortes causadas pela polícia em Alagoas ocorre devido às resistências.
Nacionalmente, o número de pessoas mortas pela polícia cresceu. Em contrapartida, o número de assassinatos de policiais diminuiu.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
