Alagoas chega ao número de 85 lixões fechados
Os lixões localizados nos municípios de Murici, Branquinha, União dos Palmares, Santana do Mundaú, São José da Laje e Ibateguara estão oficialmente encerrados. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) acompanhou o fechamento dos vazadouros públicos nesta quinta-feira (10), durante uma agenda que contou com o Ministério Público Estadual (MPE), Prefeituras e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL).
De acordo com as informações repassadas pelas Centrais de Tratamento de Resíduos à Semarh, Alagoas conta, atualmente, com 85 lixões fechados nos municípios do interior. Vale ressaltar que a capital Maceió era a única cidade que destinava corretamente seus resíduos no aterro sanitário localizado no complexo Benedito Bentes.
Na agenda desta quinta, foram fechados cinco lixões em seis municípios, sendo que Murici e Branquinha compartilhavam do mesmo vazadouro público.
Representando a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a gerente de Resíduos Sólidos, Elaine Melo, destacou a relevância de o Governo de Alagoas seguir apoiando as gestões municipais no encerramento dos lixões.
“Além de encerrar o lixão, nós seguimos com o trabalho de separação correta dos resíduos, implantando a coleta seletiva nos municípios e capacitando os catadores”, ressaltou Elaine.
Com o fim das atividades dos lixões, as áreas degradadas terão que passar por um processo de recuperação. Para isso, o Instituto do Meio Ambiente irá acompanhar de perto, junto aos municípios, como será efetivado esse projeto. Além disso, todo o resíduo gerado pela população das cidades de Murici, Branquinha, União dos Palmares, Santana do Mundaú, São José da Laje e Ibateguara serão destinados pela a Central de Tratamento situada em Pilar.
O promotor José Antônio Malta Marques, representado o Ministério Público Estadual (MPE), relatou que espera ver uma área verde em substituição aos lixões.
“Minha vontade de conhecer os lixões é para poder ver que no futuro esse espaço será uma área verde, uma área que não agride mais o meio ambiente. Por meio de uma parceria com a AMA [Associação dos Municípios Alagoanos], conseguimos reunir os gestores municipais dialogamos com as prefeituras, para de forma organizada e com responsabilidade, encerramos 85 lixões”, disse o promotor.
Planejamento
Para chegar a este patamar de responsabilidade ambiental, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, deu início, ainda em 2015 a um planejamento para viabilizar o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Neste período, a Semarh conseguiu construir, finalizar e entregar os Planos Estaduais e Intermunicipais de Resíduos Sólidos – o PERS e Pigirs –, documentos norteadores para que as prefeituras fechassem seus lixões e encaminhassem os resíduos para aterros sanitários e centrais de tratamento.
Em paralelo a esse desenvolvimento, a Semarh também vem capacitando os municípios alagoanos para que seja implantada a coleta seletiva. Um dado importante nesse contexto de avanços ambientais é que a região do Sertão alagoano já não conta mais com lixões a céu aberto.
Veja também
Últimas notícias
Operação Batista: Polícia Militar cumpre mandados de busca e apreensão em Penedo
Veículo pega fogo e mobiliza bombeiros na Avenida Ceci Cunha em Arapiraca
Criança vê idoso comendo sozinho e decide agir; gesto comove a web
Mulher desaparecida há mais de 30 anos é encontrada viva nos EUA
Filhote de beija-flor cria laço com jornalista e cenas encantam a web
PM aposenta tenente-coronel acusado de feminicídio com salário integral
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
